quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 3 de novembro de 1935 - Nasceu o sociólogo e ativista Herbert de Souza, o ser humano que pensou o movimento "Fome Zero", no Brasil.
Em 3 de novembro de 1891 - Marechal Deodoro da Fonseca, tentou um golpe fechando o Congresso e acabou sendo substituído pelo Marechal Floriano Peixoto.

Em 3 de novembro de 1891 - Data do golpe do Marechal Deodoro da Fonseca, foi preso o jornalista Saldanha Marinho, dono do diretor do jornal "A República", que ao ser preso diz "realmente essa não é a república de nossos sonhos".

Em 3 de novembro de 1793 - Morreu guilhotinada Olympe de Gouges, a primeira mulher a instituir associações de mulheres e que abandonou os afazeres domésticos para participar da vida repúblicana na França, acreditando na ideia da "Igualdade, Liberdade e Fraternidade". Para os homens, ela era uma intromissora, por isto foi presa, julgada e condenada a guilhotina.

Em 3 de novembro de 1867 - Morreu Maria Maximo de Castro e Melo, a Domitila de Santos, amante do imperador brasileiro D. Pedro I,  da qual teve quatro filhos com ele, e rompeu com o mesmo quando ele casou com a princesa Dona Amelia. Após isto Domitila passou a conviver com Rafael Tobias com quem teve seis filhos,casou com ele em 1842 e ficou viuva em 1857. Vindo a falecer dez anos mais tarde.

Em 3 de novembro de 1963 - Terminou em São Paulo a greve dos 700 mil operários lideradas pelo Pacto de Ação Conjunta (PAC).

Em 3 de novembro de 1930 - Instituição do direito de voto para as mulheres no Brasil.

Em 3 de novembro de 1970 - Salvador Alende assumiu a presidencia do Chile. Em seu governo nacionalizou as minas de cobre, e transferiu o controle de carvão e telefonia para o Estado, aumentou a intervenção nos bancos e fez a Reforma Agrária.

Em 3 de novembro de 2009 - Faleceu o escritor espanhol Francisco Ayala.

Em 3 de novembro de 1864 - Faleceu o escritor e poeta brasileiro Gonçalves Dias

Em 3 de novembro de 1983 - nasceu Cindy Renee Volk, modelo e atriz, que usou o nome de Aria Giovanni, quando atuava, natural de Los Angeles.

Em 3 de novembro de 1983 - nasceu a atriz, modelo e cantora Milena Torres, venezuelana natural de Caracas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog