sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e, Literários


Em 11 de novembro de 1975 - Independência de Angola.Depois de quinhentos anos de colonização portuguesa. Agostinho Neto, conseguiu a tão sonhada independencia de seu país.

Em 11 de novembro de 1975 - O governo da África do Sul de minoria branca, anunciou, no contexto do apartheid em que vivia aquela nação, que o estenderia o ensino obrigatório para oito milhões de crianças negras.

Em 11 de novembro de 1984 - Angola e Estados Unidos da América negociavam um acordo geral, proposto pelo governo de Luanda, para estabelecer a Paz na África Austral.


Em 11 de novembro de 1989 - Terminou na Namibia o processo eleitoral da Constituição da Assembléia de 72 deputados que declararam a independência do território, fato que colocou fim a disputa internacional que a mais de quarenta anos opunha à ONU a Africa do Sul.

Em 11 de novembro de 2004 - Faleceu Yasser Arafat, presidente da Autoridade Palestina.

Em 11 de novembro de 1886 - Os cinco martíres de Chicago, os trabalhadores que em todo dia 1 de maio são homenageados no mundo todo, foram assassinados, numa execução a forca. São eles August Spies, Adolph Fischer, Georg Engels, e Alberto Parson. O outro Louis Ling suicidou-se antes.Todos estavam numa prisão norte-americana. Mas os dia do trabalho foi regulamentado somente dia 01/05/1889.


Em 11 de novembro de 1972 - Foi reconhecido o corpo da militante da ALN - Ação Libertadora Nacional, a jovem Aurora Maria Nascimento Furtado, filha de Mauro Alberto Furtado e de Maria Lady Nascimento Furtado.A jovem foi assassinada pela policia que parou-a numa batida na parada de Lucas, prendeu-a, levou para o DOI-CODI, onde torturou-a com choque eleétrico, espancamento, queimadura, e coroa de espinho. Após essa ação estupida entregou o corpo pra família numa caixa lacrada.


Em 11 de novembro de 1962 - Nasceu a atriz norte-americana Demi Moore.


Em 11 de novembro de 1955 - Juscelino Kubitschek e João Goulart deflagraram o Movimento 11 de novembro ou contra golpe preventivo. O golpe da legalidade. O general Teixeira Lott, Ministro da Guerra, toma a cidade do Rio de Janeiro com 25 mil soldados e garante a posse de Juscelino e Jango.Os comunistas são pela legalidade e os golpista fogem (Carlos Lacerda, Carlos Luz, e o coronel Bizama Mamede) o presidente do senado Nereu Ramos assumiu a Presidência da República até a posse dos eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog