terça-feira, 8 de novembro de 2011

IV Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI






















IV Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI traz



Arte, Filosofia e Ciência nas religiões afro-brasileiras.



No mês em que se destacam movimentos de conscientização e homenagens à cultura negra, Arte, Filosofia, Ciência e Religiões afroamericanas se encontram.



Dentro dos projetos de resgate da cultura afro-brasileira a FTU - Faculdade de Teologia Umbandista autorizada pelo MEC (Portaria 3864, de 18/12/03)



realiza nos dia 11, 12 e 13 de novembro, na Avenida Santa Catarina, 400



o IV Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI .



Inscrições e informações: http://www.ftu.edu.br - contato com imprensa: imprensa@ftu.edu.br.







A FTU, primeira instituição autorizada pelo MEC a formar teólogos com ênfase nas religiões afro-brasileiras, reúne mestres e doutores respeitados no Brasil e mundo para a quarta edição do Congresso que terá um enfoque interdisciplinar como forma de melhor compreender a cultura afro-brasileira.



Ancoradas em seus vários ritos, as religiões afroamericanas buscam acessar o Sagrado penetrando no inconsciente profundo. O processo se dá, comumente, através dos ritos de transe ou possessão (mediunidade), porém existe o braço entre a prática, o conhecimento vivenciado e o conhecimento formal.



Neste IV Congresso Brasileiro de Umbanda, os participantes terão uma chance única de entrever um portal de fundamento através saber religioso popular que se realiza na prática vivenciada e o saber acadêmico desenvolvido em pesquisas sistematizadas por meio de seus conferencistas. O sacerdote e médico Francisco Rivas Neto abordará a Teologia do Ori (cabeça) e do Bará (corpo).



Ainda, sob a ótica das religiões afro-brasileiras, permeando os caminhos sutis da existência humana e a sua relação com o sagrado e com o divino, o professor do Departamento de Microbiologia e Genéticas Moleculares da Universidade Estadual de Oklahoma, Rolf Alexander Prade, pesquisador renomado de referência internacional no estudo na genética, colocará todo o seu saber em favor do tema Os Genes dos Sentimentos.



É possível uma pessoa viver na terra, desaparecer misteriosamente sem morrer e tornar-se um ser encantado, mediando as relações entre o Homem e o sobrenatural? Descubra essa e outras respostas com a antropóloga , pesquisadora e professora da Universidade Estadual do Maranhão, Mundicarmo Maria Rocha Ferretti , que decifrará também parte da história dos Reis Encantados do Tambor de Mina: Dom Manoel, Dom João Soeira e Dom Pedro de Angassu - Representação da Nobreza Lusitana em populações afro-brasileiras.



Fortemente inserido na história e no cenário mítico-místico do Maranhão, o culto Tambor de Mina fala à alma do antropólogo e professor da Universidade Federal do Maranhão, Sérgio Ferretti, que abordará as Festas de Santos no Tambor de Mina do Maranhão: São Sebastião, São João, São Benedito e Divino Espírito Santo.



Tambor de Mina é a denominação mais difundida das religiões afro-brasileiras no Maranhão e na Amazônia. A palavra tambor deriva da importância do instrumento nos rituais de culto. Mina deriva de negro da Costa da Mina. Religião iniciática, de transe ou possessão, que na sua versão mais tradicional não faz cerimônias públicas de saída, sendo realizada com grande discrição no recinto dos terreiros e poucas pessoas recebem os graus mais elevados ou a iniciação completa.



Não se pode ensinar Teologia só pelo que se sabe de Religião e deixar de lado o senso crítico amparado pelo estudo do fenômeno, seja ele sócio-cultural, antropológico ou de outras áreas do saber acadêmico. Teologia não é Religião nem Ciência, mas a interface entre ambas. E a intenção da FTU é promover , através da sua Teologia, a reconciliação histórica e redentora entre Ciência e Religião. Neste aspecto, a mentalidade inclusiva e dialogal das religiões afro-brasileiras pode ser um facilitador deste diálogo, como corrobora os estudos de Volney José Berkenbrock, doutor em Teologia pela Faculdade de Teologia Católica da Universidade Federal de Bonn, Alemanha. Com experiência na área de Teologia, com ênfase em História das Religiões, atuando principalmente nos temas da eclesiologia, do diálogo inter-religioso, da igreja católica, do cristianismo e do candomblé, Berkenbrock fará um apanhado sobre Experiência Religiosa e Teologia.



A sacralidade do ser humano se manifesta na Arte, na Filosofia, na Ciência e na Religião, esta última, uma instituição social universal, porque está em todas as sociedades, e única porque não se baseia nas necessidades físicas do Homem. Para o cientista político e também antropólogo, Silas Guerriero, alguma coisa está acontecendo no campo religioso e para fazer uma reflexão sobre este movimento mundial, o professor traz à tona a discussão sobre As novas Religiões e novas Espiritualidades: um desafio para a compreensão da Religião. A mesma inquietação no sentido de compreender as religiões enquanto formas de expressão da Teologia é um entre os muitos desafios a que se propõe o sociólogo e professor da PUC , Wagner Lopes Sanchez ao tratar do tema Teologia e Sociedade: pertinência, aproximação e desafio



O IV Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI apresentará também publicações e pesquisas de graduandos e graduados que se inscreveram nos Grupos de Trabalhos Teologia e Tradição Oral, coordenado pela professora Irene Dias; Memória, Cultura e Identidade, coordenado pela professora Maria Helena Villas Bôas Concone e Ensino Religioso, coordenado pelo professor Sérgio Junqueiro.







Ficha Técnica



Francisco Rivas Neto - Tema: Teologia do Ori e Bará



Médico especializado em Cardiologia e Medicina Intensiva pela Universidade de São Paulo. Sacerdote das Religiões Afro-brasileiras há mais de quatro décadas, fundou a primeira faculdade de teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras do mundo (FTU-SP). Escritor de livros como "Umbanda - A Proto-síntese Cósmica"; "Sacerdote, Mago e Médico"; "Exu - O Grande Arcano"; "Espiritualidade e Ciência na Teologia das Religiões Afro-brasileiras"







Mundicarmo Maria Rocha Ferretti - Tema: Reis Encantados do Tambor de Mina: Dom Manuel, Dom João Soeira e Dom Pedro Angassu. Representação da Nobreza Lusitana em populações afro-brasileiras?



Professora Emérita da UEMA. Possui graduação em Filosofia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1966), mestrado em Administração Pública (Pessoal) pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1975), mestrado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983) e doutorado em Ciências - Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1991). É professora titular aposentada da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2002), professora adjunto iv aposentada da Universidade Federal do Maranhão - UFMA (1992). Atualmente é Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas (Dr e MS) e de Ciencias Sociais (MS) da UFMA; Sub-coordenadora do Grupo de Pesquisa "Religião e Cultura Popular" - GPMINA - DESOC/UFMA; membro titular da Associação Brasileira de Antropologia - ABA, da Comissão Maranhense de Folclore - CMF, e Secretária-administrativa do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro Brasileira - INTECAB-MA . Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: religião afro-brasileira, tambor de mina, pajelança de negro, sincretismo, cultura popular e Maranhão.







Rolf Alexander Prade - Tema: Os genes dos sentimentos



Graduado em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá, Ribeirão Preto (BRA), Ph.D. em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (BRA).Atualmente é professor do Departamento de Microbiologia e Genéticas Moleculares da Universidade Estadual de Oklahoma com foco de estudo na genética sendo um pesquisador renomado e muito referendado em sua área internacionalmente.



Sérgio Figueiredo Ferretti - Tema: Festas de Santos no Tambor de Mina do Maranhão: São Sebastião, São João, São Benedito e Divino Espírito Santo



Graduado em História (UB/UFRJ - 1962) e Museologia (MHN/ Uni Rio - 1962), Mestre em Ciências Sociais - Antropologia (UFRN - 1983) e Doutor em Ciências - Antropologia Social (USP - 1991). Professor Emérito da Universidade Federal do Maranhão tendo sido Coordenador da Graduação em Ciências Sociais e dos Mestrados em Políticas Públicas e em Ciências Socias. Áreas preferenciais de pesquisa e orientação: religiôes afro-brasileiras, tambor de mina, Casa das Minas, cultura popular, tambor de crioula e sincretismo. É autor de artigos em periódicos científicos, capítulos de livros e livros. Membro de conselhos editoriais de vários periódicos científicos. Membro da Comissão Maranhense de Folclore.







Silas Guerriero - Tema: As Novas religiões e Novas Espiritualidades: um desafio para a compreensão da religião



Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor titular da Universidade Paulista. Participa dos conselhos editoriais dos periódicos: Religião e Cultura e Último Andar (PUCSP). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências da religião, antropologia, antropologia da religião, novos movimentos religiosos e estudos das religiões.







Volney José Berkenbrock - Tema: Experiência religiosa e Teologia



Possui doutorado em Teologia pela Faculdade de Teologia Católica da Universidade Federal de Bonn, Alemanha (Rheinische-Friedrich-Wilhelm-Universität 1995). Atualmente é professor do programa de pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em História das Religiões, atuando principalmente nos seguintes temas: eclesiologia, diálogo inter-religioso, história das religiões, igreja católica, cristianismo e candomblé.







Wagner Lopes Sanchez - Tema: Teologia e sociedade: pertinência, aproximação e desafio



Licenciado em Filosofia (1978) e História (1981) pelas Faculdades Associadas do Ipiranga. Mestre (1989) e doutor (2001) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em teologia (missiologia) pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores. É professor assistente-doutor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro da diretoria do CESEP - Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: plurarismo religioso, teologia da cidade e cidade e religião.







Histórico do Congresso:







2008 - I Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI. Tema: A Umbanda do Século XXI.



Entre outros destacamos a participação de Patrícia Birman (UERJ), Reginaldo Prandi (USP-SP), Luís Assunção (UFRN).







2009 - II Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI. Tema: Do Sicncretismo à Convergência.



Entre outros destacamos a participação de Roseli Fischman (USP), Vagner Gonçalves (USP).







2010 - III Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI. Tema: Religiões Afro-brasileira aproximando os Saberes.



Participação de José Flávio Barros, Valdemir Zamparoni (UFBA), Julio Moracen (CUBA).







A FTU é também a instituição é responsável pelo curso de Pós Graduação Lato Sensu: Teologia de Tradição Oral - Memória, identidade e cultura das religiões afro- brasileiras.







Saiba mais sobre o Congresso: http://ftu.edu.br/congressos/







FTU - Faculdade de Teologia Umbandista



Avenida Santa Catarina, 400, Vila Alexandria- São Paulo



reconhecida pelo MEC (Portaria 3864 , de 18/12/03).



Informações: (11) 5031-8852



Imprensa: (12) 9640 2151



www.ftu.edu.com.br



imprensa@ftu.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog