domingo, 3 de março de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 3 de março

Domingos Jorge Velho
Em 3 de março de 1687 - O bandeirante paulista Domingos Jorge Velho comprometeu-se em conquistar e destruir a população negra do Quilombo dos Palmares.
Willian Godwin
Em 3 de março de 1756 - Nasceu em Wisbeach, William Godwin, escritor, e filósofo inglês considerado o percursosr do pensamento anarquista moderno. Até 1883 foi pastor e pregador, influenciado pela Revolução Francesa e pelas idéias iluministas de Rousseau e Helvétius afastou-se da religião, o que permitiu a ele uma nova reflexão sobre a realidade social.
Bulgária
Em 3 de março de 1878 - Teve início a história moderna da Bulgária, quando o Tratado de San Stefano deu autonomia ao Estado Búlgaro, que compreendia as regiões de Mésia, Trácia e Macedônia. E até hoje é comemorado como o "Dia da Nação Bulgara".
A Bulgária com o Tratado de San Stefano (mapa geográfico) para compreensão histórica.
Mas com a hegemonia do Império Áustro-Húngaro nos Balcas, rejeitaram este tratado e reorganizou-se  o território dando sobrevida ao Império Otomano na Península Balcânica.

Tratado Histórico em que a Rússia sai da Primeira  Guerra Mundial
Assinatura do Tratado.
Em 3 de março de 1918 - Após a Revolução Bolchevique, de caráter Socialista, a Rússia assina com a Alemanha o tratado de Brest-Listovsk, a Paz em separada. Pois era incompatível o Socialismo que tinha como slogan "paz, pão e Terra", a luta imperialista da Primeira Guerra.E assim abriu o caminho para a independência da Finlândia, Estônia, Lituânia e Polônia.
Em 3 de março de 1939 - Em Bombain, Mahatma Gandhy, iniciou o jejum em protesto ao governo autocrático da Índia.
Em 3 de março de 1940 - Cinco pessoas morrem num incêndio criminoso que atingiu a sede do jornal comunista Norrskens Flamman em Lulia, na Suécia.

Em 3 de março de 1945 - Comício pro-Anistia em Recife. A repressão do Estado brasileiro mata duas pessoas um operário e um estudante.


Em 3 de março de 1965 - Seretze Khama, eleito o primeiro presidente negro da Behcuanalandia, inaugura o primeiro governo negro do país que atingiria a Independência e no ano seguinte com o nome de Botswana.

Roberto Mugabe
Em 3 de março de 1980 - O dirigente do Zimbabwé Roberto Mugabe obtém vitória esmagadora nas eleições que conduziriam o país a independência.

Miguel Trovoada
Em 3 de março de 1991 - Miguel Trovoada foi eleito presidente de São Tomé e Principe com 81% dos votos, sucedendo Manuel Pinto da Costa.
Em 3 de março de 2001 - Nasceu em Sirte na Líbia a UA - União Africana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog