terça-feira, 29 de março de 2011

Angola e a Republica Socialista do Vietname elegeral os setores politico-diplomático para o Bienio 2011/2013



Novos instrumentos jurídicos são assinados esta quarta-feira entre as equipas ministeriais conjuntas


Fotografia: Francisco Bernardo
Angola e a República Socialista do Vietname elegeram os sectores político-diplomático, da Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Saúde e Agricultura e Pescas como as prioridades na sua cooperação para o triénio 2011-2013.
Estes aspectos foram, ontem, aprofundados na reunião entre delegações técnicas dos dois países, que preparou a V sessão da Comissão Bilateral, que decorre hoje, em Luanda. Para esta reunião, é aguardado, ainda hoje, o ministro da Educação e Formação do Vietname, Pham Vu Luan.
Numa primeira fase, Angola e Vietname devem assinar, já amanhã, três instrumentos jurídicos, nomeadamente um "Acordo sobre a promoção e protecção recíproca de investimentos", outro de "cooperação cultural" e um "Protocolo nos domínios da educação e formação".
Noutra ocasião, Luanda e Hanoi podem assinar outros acordos, sendo um deles no domínio político-diplomático. Os dois países pretendem incrementar a troca de visitas mútuas a vários níveis, com vista à promoção efectiva da cooperação multifacetada.
Na Educação, Angola está interessada na formação de formadores na área de desenvolvimento curricular, formação de especialistas no domínio das avaliações, assim como o intercâmbio de experiência entre o Instituto Nacional para a Investigação e Desenvolvimento da Educação e instituições congéneres vietnamitas.
A parte angolana mostra ainda interesse na formação no domínio da recolha e tratamento de dados, investigação na área dos subsistemas do pré-escolar, ensino primário e secundário, formação e capacitação de docentes das cadeiras específicas e tecnológicas, nomeadamente formadores de carpintaria, electricidade, mecânica e alvenaria.
O Vietname manifesta disponibilidade de apoiar o Ministério angolano da Educação nas áreas do seu interesse. Propõe, no entanto, a renegociação do Protocolo entre os ministérios da Educação dos dois países sobre "Especialistas da educação", assinado a 31 de Outubro de 2009 em Hanoi.
No domínio do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Angola está interessada na formação de quadros nos vários ramos do saber, na formação de docentes angolanos para o ensino superior em ciências pedagógicas e no incremento e mobilidade a todos os níveis de recursos humanos dos dois países, para a frequência de cursos de graduação e pós-graduação.
A parte angolana pretende ainda ver alargado às novas universidades públicas regionais o Protocolo de Cooperação entre o Vietname e a Universidade Agostinho. Na Agricultura, Angola quer uma cooperação na área da investigação, da genética e da tecnologia de produção de arroz, incluindo a formação e actividade de vulgarização junto dos camponeses e, sobretudo, a multiplicação de sementes de arroz nas províncias do Moxico, Malange, Uíge, Bié, Lunda-Norte e Lunda-Sul.
O Vietname manifestou interesse em cooperar na produção de fruteiras e hortícolas no perímetro irrigado de Caxito, produção de arroz numa área de cinco mil hectares na província do Bengo e de café no município de Quibaxi, numa área de 1.800 hectares.
Nas Pescas, os dois países pretendem impulsionar a concretização do Memorando de Entendimento sobre a cooperação bilateral, assinado em Julho de 2004.











Copyright 2009 Jornal de Angola - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SAPO ANGOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog