quarta-feira, 23 de março de 2011

Ministra Maria do Rosário acompanha a busca de cadáveres dos desaparecidos políticos

Ministra Maria do Rosario - da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência

A Ministra Maria do Rosário da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência declarou ontem a beira da sepultura onde presume que estavam os restos mortais do desaparecido político Virgílio Gomes da Silva, o Jonas "Não estamos movidos pela punição de quem quer que seja mas pelo direito das famílias de sepultarem seus mortos".

Ela esteve no cemitério da Vila Formosa, onde acompanhou os peritos da Polícia Federal durante quarenta minutos, que desde de dezembro busca parceria com a Procuradoria da República e o Ministério da Justiça, vestígios de militantes capturados pela repressão.

O cemitério da Vila Formosa, é o maior da América Latina, e teria sido usado como depósito clandestino de corpo de prisioneiros dos anos de chumbo. Há um mês tecnicos escavaram túmulo da quadra 47, onde estaria a ossada de Jonas, guerrilheiro da Ação Libertadora Nacional - ALN, preso pela Operação Bandeirantes em 29 de setembro de 1969.

Ao lado dos procuradores federais Eugénia Fávaro e Marlon Weichert, a ministra defendeu a criação da Comissão da Verdade. "É importante aprovarmos uma Comissão da Verdade. Mas nesse momento se estivermos numa posição de revanche e movidos pelo ódio, não conseguiriamos unir o Brasi".

Texto apresentado pela Agencia de Noticia Estado-Publicado Diario da Região de 23 de março de 2011 -23/03/2011.

9 comentários:

  1. Franklin Martins - mentor do sequestro
    Assista o vídeo cluicando AQUI
    Eles matariam o embaixador?
    Veja a resposta clicando AQUI




    Seqüestro do embaixador americano
    Por Ernesto Caruso - 24/06/2012
    04/09/1969
    As ações de violência atemorizavam a população, mas eram tantas que já não causavam o impacto desejado, pela freqüência com que aconteciam.
    Franklin de Souza Martins, da direção da Dissidência da Guanabara (DI/GB), propôs uma ação inédita. Sugeriu um seqüestro, que seria o primeiro.
    texto completo

    Estudados os alvos, concluiu-se que o de maior repercussão seria o de um embaixador.
    A idéia foi logo aprovada por Cid Queiroz Benjamin, da Frente de Trabalho Armado (FTA), um dos setores da DI/GB.
    Após reuniões, decidiram que o alvo ideal, com uma repercussão nacional e internacional, seria o embaixador dos EUA, Charles Burke Elbrick. O objetivo principal do seqüestro, além de destacar a guerra revolucionária por meio da propaganda e de tentar a desmoralização do governo, era libertar os principais líderes do movimento estudantil que se encontravam presos

    ResponderExcluir
  2. VÍTIMAS DO TERRORISMO - MÊS DE DEZEMBRO15/12/67 - Osíris Motta Marcondes, bancário – SP
    Morto quando tentava impedir um assalto terrorista ao Banco Mercantil, do qual era o gerente.

    18/12/69 - Elias dos Santos - Soldado do Exército – RJ
    Havia um aparelho do PCBR na rua Baronesa de Uruguaiana nº 70, no bairro de Lins de Vasconcelos. Ali, Prestes de Paula, ao fugir pelos fundos da casa, disparou um tiro de pistola 45 contra Elias dos Santos.

    10/12/70 - Hélio de Carvalho Araújo - Agente da Polícia Federal – RJ
    No dia 07/12, o embaixador da Suíça no Brasil, Giovanni Enrico Bucher, foi seqüestrado pela VPR. Participaram da operação os terroristas Adair Gonçalves Reis, Gerson Theodoro de Oliveira, Maurício Guilherme da Silveira, Alex Polari de Alverga, Inês Etienne Romeu, Alfredo Sirkis, Herbert Eustáquio de Carvalho e Carlos Lamarca. Após interceptar o carro que conduzia o Embaixador, Carlos Lamarca bateu com um revólver Smith-Wesson, cano longo, calibre 38, no vidro do carro. Abriu a porta traseira e, a uma distância de dois metros, atirou, duas vezes contra o agente Hélio. Os terroristas levaram o embaixador e deixaram o agente agonizando. Transferido para o hospital Miguel Couto, morreu no dia 10/12/70.

    13/12/71 - Hélio Ferreira de Moura - Guarda de Segurança – RJ
    Morto, por terroristas, durante assalto contra um carro transportador de valores da Brink’s, na Via Dutra

    ResponderExcluir
  3. VÍTIMAS DO TERRORISMO - MÊS DE NOVEMBRO12/11/64 - Paulo Macena, Vigia – RJ
    Explosão de bomba deixada por uma organização comunista nunca identificada, em protesto contra a aprovação da Lei Suplicy, que extinguiu a UNE e a UBES. No Cine Bruni, Flamengo, com seis feridos graves e 1 morto.

    24/11/67 - José Gonçalves Conceição (Zé Dico) - Fazendeiro – SP
    Morto por Edmur Péricles de Camargo, integrante da Ala Marighella, durante a invasão da fazenda Bandeirante, em Presidente Epitácio. Zé Dico foi trancado num quarto, torturado e, finalmente, morto com vários tiros. O filho do fazendeiro que tentara socorrer o pai foi baleado por Edmur com dois tiros nas costas.

    07/11/68 - Estanislau Ignácio Correia - Civil – SP
    Morto pelos terroristas Ioshitame Fugimore, Oswaldo Antônio dos Santos e Pedro Lobo Oliveira, todos integrantes da Vanguarda Popular Revolucionária(VPR), quando roubavam seu automóvel na esquina das ruas Carlos Norberto Souza Aranha e Jaime Fonseca Rodrigues, em São Paulo.

    04/11/69 - Estela Borges Morato - Investigadora do DOPS – SP
    04/11/69 - Friederich Adolf Rohmann - Protético – SP
    Mortos durante a operação que resultou na morte do terrorista Carlos Marighela.

    14/11/69 - Orlando Girolo - Bancário – SP
    Morto por terroristas durante assalto ao Bradesco.

    17/11/69 - Joel Nunes - Subtenente PM – RJ
    Neste dia, o PCBR assaltou o Banco Sotto Maior, na Praça do Carmo, no subúrbio carioca de Brás de Pina, de onde foram roubados cerca de 80 milhões de cruzeiros. Na fuga, obstados por uma viatura policial, surgiu um violento tiroteio no qual Avelino Bioni Capitani matou o sargento da PM Joel Nunes. Na ocasião, foi preso o terrorista Paulo Sérgio Granado Paranhos.

    10/11/70 - José Marques do Nascimento - civil – SP
    10/11/70 - Garibaldo de Queiroz - Soldado PM – SP
    10/11/70 - José Aleixo Nunes - soldado PM – SP
    Mortos em confronto com terroristas da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) que faziam uma panfletagem armada na Vila Prudente, São Paulo.

    01/11/71 - Nelson Martinez Ponce - Cabo PM – SP
    Metralhado por Aylton Adalberto Mortati durante um atentado praticado por cinco terroristas do MOLIPO (Movimento de Libertação Popular) contra um ônibus da Empresa de Transportes Urbano S/A, em Vila Brasilândia, São Paulo.

    10/11/71 - João Campos - Cabo PM – SP
    Morto na estrada de Pindamonhangaba, ao interceptar um carro que conduzia terroristas armados.

    22/11/71 - José Amaral Vilela - Guarda de segurança - RJ
    Neste dia os terroristas Sérgio Landulfo Furtado, Norma Sá Ferreira, Nelson Rodrigues Filho, Paulo Roberto Jabour, Thimothy William Watkin Ross e Paulo Costa Ribeiro Bastos assaltaram um carro-forte da firma Transfort, na Estrada do Portela, em Madureira.

    27/11/71 - Eduardo Timóteo Filho - Soldado PM – RJ

    Morto por terroristas, durante assalto contra as Lojas Caio Marti.

    ResponderExcluir
  4. VÍTIMAS DO TERRORISMO - MÊS DE OUTUBRO12/10/68 - Charles Rodney Chandler - Cap. do Exército dos Estados Unidos – SP
    Herói na guerra com o Vietnã, veio ao Brasil para fazer o Curso de Sociologia e Política, na Fundação Álvares Penteado, em São Paulo/SP. No início de outubro de 68, um “Tribunal Revolucionário”, composto pelos dirigentes da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), Onofre Pinto (Augusto, Ribeiro, Ari), João Carlos Kfouri Quartin de Morais (Maneco) e Ladislas Dowbor (Jamil), condenou o capitão Chandler à morte, porque ele “seria um agente da CIA”. Os levantamentos da rotina de vida do capitão foram realizados por Dulce de Souza Maia (Judite). Quando retirava seu carro das garagem para seguir para a Faculdade, Chandler foi assassinado com 14 tiros de metralhadora e vários tiros de revólver, na frente da sua mulher, Joan, e de seus 3 filhos. O grupo de execução era constituído pelos terroristas Pedro Lobo de Oliveira (Getúlio), Diógenes José de Carvalho Oliveira (Luis, Leonardo, Pedro) e Marco Antônio Bráz de Carvalho (Marquito).

    24/10/68 - Luiz Carlos Augusto - civil – RJ
    Morto, com 1 tiro, durante uma passeata estudantil.

    25/10/68 - Wenceslau Ramalho Leite - civil – RJ
    Morto, com quatro tiros de pistola Luger 9mm durante o roubo de seu carro, na avenida 28 de Setembro, Vila Isabel, RJ. Autores: Murilo Pinto da Silva (Cesar ou Miranda) e Fausto Machado Freire (Ruivo ou Wilson), ambos integrantes da organização terrorista COLINA (Comando de Libertação Nacional).

    04/10/69 - Euclídes de Paiva Cerqueira - Guarda particular – RJ
    Morto por terroristas durante assalto ao carro transportador de valores do Banco Irmãos Guimarães

    06/10/69 - Abelardo Rosa Lima - Soldado PM – SP
    Metralhado por terroristas numa tentativa de assalto ao Mercado Peg-Pag. Autores: Devanir José de Carvalho (Henrique), Walter Olivieri, Eduardo Leite (Bacuri), Mocide Bucherone e Ismael Andrade dos Santos. Organizações Terroristas: REDE (Resistência Democrática) e MRT (Movimento Revolucionário Tiradentes).

    07/10/69 - Romildo Ottenio - Soldado PM – SP
    Morto quando tentava prender um terrorista.

    31/10/69 - Nilson José de Azevedo Lins- civil – PE
    Gerente da firma Cornélio de Souza e Silva, distribuidora da Souza Cruz, em Olinda. Foi assaltado e morto quando ia depositar, no Banco, o dinheiro da firma. Organização: PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário). Autores: Alberto Vinícius Melo do Nascimento, Rholine Sonde Cavalcante Silva, Carlos Alberto Soares e João Maurício de Andrade Baltar.

    27/10/70 - Walder Xavier de Lima - Sargento da Aeronáutica – BA
    Morto quando, ao volante de uma viatura, conduzia terroristas presos, em Salvador. O assassino, Theodomiro Romeiro dos Santos (Marcos) o atingiu com um tiro na nuca. Organização: PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário).

    ..../10/71 - Alberto da Silva Machado - Civil – RJ
    Morto por terroristas durante assalto à Fábrica de Móveis Vogal Ltda, da qual era um dos proprietários.

    22/10/71 - José do Amaral - Sub-oficial da reserva da Marinha – RJ
    Morto por terroristas da VAR-PALMARES e do MR-8 durante assalto a um carro transportador de valores da Transfort S/A. Foram feridos o motorista Sérgio da Silva Taranto e os guardas Emílio Pereira e Adilson Caetano da Silva.
    Autores: James Allen Luz (Ciro), Carlos Alberto Salles (soldado), Paulo Cesar Botelho Massa, João Carlos da Costa.

    01/10/72 - Luiz Honório Correia - Civil – RJ
    Morto por terroristas no assalto à empresa de Ônibus Barão de Mauá.

    06/10/72 - Severino Fernandes da Silva - Civil – PE
    Morto por terroristas durante agitação no meio rural.

    06/10/72 - José Inocêncio Barreto - Civil – PE
    Morto por terroristas durante agitação no meio rural.

    ResponderExcluir
  5. VÍTIMAS DO TERRORISMO - MÊS DE SETEMBRO07/09/68 - Eduardo Custódio de Souza - Soldado PM – SP
    Morto com sete tiros por terroristas de uma organização não identificada quando de sentinela no DEOPS, em São Paulo.

    20/09/68 - Antônio Carlos Jeffery - Soldado PM – SP
    Morto a tiros quando de sentinela no quartel da então Força Pública de São Paulo (atual PM) no Barro Branco. Organização terrorista que praticou o assassinato: Vanguarda Popular Revolucionária. Assassinos: Pedro Lobo de Oliveira, Onofre Pinto, Diógenes José Carvalho de Oliveira, atualmente conhecido como “Diógenes do PT”, ex-auxiliar de Olívio Dutra no Governo do RS.

    03/09/69 - José Getúlio Borba - Comerciário – SP
    03/09/69 - João Guilherme de Brito - Soldado da Força Pública/SP
    Os terroristas da Ação Libertadora Nacional (ALN) Antenor Meyer, José Wilson Lessa Sabag, Francisco José de Oliveira e Maria Augusta Tomaz resolveram comprar um gravador na loja Lutz Ferrando, na esquina da Avenida Ipiranga com a Rua São Luis. O pagamento seria feito com um cheque roubado num assalto. Descobertos, receberam voz de prisão e reagiram. Na troca de tiros, o guarda civil João Szelacsak Neto ficou ferido com um tiro na coxa, e o funcionário da loja, José Getúlio Borba, foi mortalmente ferido. Perseguidos pela polícia, o terrorista José Wilson Lessa Sabag matou a tiros o soldado da Força Pública (atual PM) João Guilherme de Brito.

    20/09/69 - Samuel Pires - Cobrador de ônibus – SP
    Morto por terroristas quando assaltavam uma empresa de ônibus.

    22/09/69 - Kurt Kriegel - Comerciante - Porto Alegre/RS
    Comerciante Kurt Kriegel, morto pela Var-Palmates em Porto Alegre.

    30/09/69 - Cláudio Ernesto Canton - Agente da Polícia Federal – SP
    Após ter efetuado a prisão de um terrorista, foi atingido na coluna vertebral, vindo a falecer em conseqüência desse ferimento.

    14/09/70 - Bertolino Ferreira da Silva - Guarda de segurança – SP
    Morto durante assalto praticado pelas organizações terroristas ALN e MRT ao carro pagador da empresa Brinks, no Bairro do Paraíso em São Paulo.

    21/09/70 - Célio Tonelly - soldado da PM – SP
    Morto em Santo André. Quando de serviço em uma rádio-patrulha, tentou deter terroristas que ocupavam um automóvel.

    02/09/71 - Gentil Procópio de Melo -Motorista de praça – PE
    A organização terrorista denominada Partido Comunista Revolucionário determinou que um carro fosse roubado para realizar um assalto. Cumprindo a ordem recebida, o terrorista José Mariano de Barros tomou um táxi em Madalena, Recife. Ao chegar ao Hospital das Clínicas, quando fingia que ia pagar a corrida, apareceram seus comparsas, Manoel Lisboa de Moura e José Emilson Ribeiro da Silva, que se aproximaram do veículo. Emilson matou Procópio com dois tiros.

    02/09/71 - Jayme Cardenio Dolce - Guarda de segurança – RJ
    02/09/71 - Silvâno Amâncio dos Santos - Guarda de segurança – RJ
    02/09/71 - Demerval Ferreira dos Santos - Guarda de segurança – RJ
    Assassinados pelos terroristas Flávio Augusto Neves Leão Salles, Hélio Pereira Fortes, Antônio Carlos Nogueira Cabral, Aurora Maria do Nascimento Furtado, Sônia Hipólito e Isis Dias de Oliveira, durante assalto à Casa de Saúde Dr. Eiras.

    09/09/72 - Mário Domingos Panzarielo - Detetive Polícia Civil – RJ
    Morto ao tentar prender um terrorista da ALN.

    23/09/72 - Mário Abraim da Silva - Segundo Sargento do Exército – PA
    Pertencia ao 2º Batalhão de Infantaria de Selva, com sede em Belém. Sua Companhia foi deslocada para combater a guerrilha na região do Araguaia. Morto em combate, durante um ataque guerrilheiro no lugarejo de Pavão, base do 2º Batalhão de Selva.

    27/09/72 - Sílvio Nunes Alves - Bancário – RJ
    Assassinado em assalto ao Banco Novo Mundo, na Penha, pelas organizações terroristas PCBR - ALN - VPR - Var Palmares e MR8. Autor do assassinato: José Selton Ribeiro.

    ...../09/72 - Osmar… - Posseiro – PA
    “Justiçado” na região do Araguaia pelos guerrilheiros por ter permitido que uma tropa de pára-quedistas acampasse em suas terras

    ResponderExcluir
  6. CONTRIBUIÇÃO PARA A COMISSÃO DA VERDADE-Aton Fon Filho-ALN
    www.averdadesufocada.com
    "Familiares de vítimas atacam projeto Júnia Gama-Alana Rizzo-Correio Braziliense-20/09/2011.(...)"O projeto como está é uma farsa,não vai produzir justiça.Se for só para dizer que tivemos uma comissão,é melhor não tê-la",diz o diretor do Sindicato dos Advogados de São Paulo,Aton Fon Filho."(...)
    Contribuindo com a Comissão da Verdade,conheça um pequeno período da vida de Aton Fon Filho,com curso em Cuba e ativo participante da luta armada,hoje advogado,ligado à ONGs e preocupado com os direitos humanos dos militantes da luta armada e com a Comissão da Verdade.Os direitos humanos dos familiares de suas vítimas serão lembrados ?
    Marighela recebeu,a partir de julho de 1968,os militantes que haviam sido enviados a Cuba,em 1967,para realizar o treinamento militar.Era o "I Exército da ALN"-como ficou conhecido o grupo,que retornava para iniciar suas atividades criminosas.Na primeira leva seguiram para Cuba Adilson Ferreira da Silva(Miguel,Aton Fon Filho(Marcos),Epitácio Remígio de Araújo(Júlio),Hans Rudolf Jacob Manz(Juvêncio ou Suíço),José Nonato Mendes(Pele de Rato ou Pará),Otávio Ângelo(Fermim)e Virgílio Gomes da Silva(Carlos).A mesma época, iniciou-se o envio de,mais um grupo de militantes,que reunido em Cuba,realizaria o curso entre março e setembro de 1969.Apoiado pela chegada do I Exército da ALN e com intuito de partir direto para a ação e de reafirmar que o comando político emergia da ação,Marighela partiu para o ataque reforçado pelo grupo que chegara de Cuba,e liderou alguns assaltos e atentados na área de São Paulo,em 1968.São de autoria do ainda chamado Agrupamento Comunista de São Paulo -AC/SP- os seguintes assaltos:
    -ao banco Comércio e Indústria,Av. São Gabriel,191,em julho de 1968;
    -à agência Bradesco,Alameda Barros com AV. Angélica;
    -ao trem pagador da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí,em agosto;
    -ao carro pagador da Massey Ferguson,no Alto de Pinheiros, em outubro;
    -à indústria "Rochester -Armas e Explosivos",em Mogi das Cruzes(na Grande São Paulo),no dia 28 de dezembro de 1968;
    -á casa de um colecionador de armas,na Alameda Ribeirão Preto.
    -o atentado contra um carro pertencente a um elemento do DOPS de São Paulo,na AV. Marginal;e
    -o atentado a bomba contra a casa de um diretor da Contel.
    A esses fatos viria somar-se um estremecimento nas relações da agora denominada Aliança Libertadora Nacional-ALN-,com a VPR,que eram muito intensas.O estremecimento deu-se em razão da ALN,que armazenara parte do armamento roubado do 4º RI para a VPR,haver relutado em devolvê-lo quando solicitado por aquela organização.Essas ações e mais o assassinato do capitão Chandler-12/10/1968- pela VPR,que teve grande repercussão no Brasil e no mundo provocaram um refluxo temporário nas ações da ALN em São Paulo.Para sobreviver durante esse período,a organização realizou ações de pequena monta,como assaltos a padarias e supermercados,nos quais Aton Fon Filho participou juntamente com Vírgilo Gomes da Silva,chefe de um dos grupos táticos armados-GTA-,Manoel Cyrilo de Oliveira e Takao Amano. Continua....































    ResponderExcluir
  7. Continuação......Aton Fon Filho e seus "companheiros Santinhos"....
    Passado o impacto da repercussão do bárbaro asssassinato do capitão Chandler,na frente da mulher e dos filhos,a ALN recomeçou uma série de ações violentas.A primeira foi o assalto à agência de Suzano da União de Bancos Brasileiros, no dia 7 de maio de 1969.Durante a fuga,os terroristas foram surpreendidos,travando-se intenso tiroteio com a polícia, com o saldo de quatro vítimas.O investigador José Carvalho, que tentara impedir a fuga foi atingido por vários impactos. Socorrido,veio a falecer na Santa Casa de Suzano.Os civis Antônio Maria Comenda Belchior e Ferdinando Eiamini,que passavam pelo local no momento do tiroteio,foram feridos.
    Takao Amano, ferido na coxa,retirado do local pelos companheiros, foi operado por Boanerges Massa na casa do casal Carlos Henrique Knapp e Eliane Toscano Zamikhowski, militantes da rede de apoio na ALN de São Paulo.No dia 27 de maio,no afã de aumentar a potência de fogo de seu GTA e realizar uma ação de propaganda armada,buscando desmoralizar as forças de segurança, foi perpetrada uma ação contra o 15º Batalhão da Força Pública do Estado de São Paulo,na Avenida Cruzeiro do Sul. No Volkswagen dirigido por Celso Antunes Horta,iam Virgílio Gomes da Silva,Aton Fon Filho,Carlos Eduardo Pires Fleury e Maria Aparecida da Costa.O Karman-Ghia da cobertura era dirigido por Ana Maria de Cerqueira Cesar Corbisier, que, antecipando-se ao Volkswagen, estacionara na esquina próxima,aguardando o desenrolar dos acontecimentos.A repetina parada do carro e o rápido desembarque de três elementos surpreenderam,o soldado da Força Pública paulista Naul José Mantovani que se encontrava de guarda. Virgílio, Carlos Eduardo e Aton Fon Filho não deram qualquer chance ao soldado de serviço,que caiu fuzilado pelos terroristas e teve sua metralhadora roubada. O soldado Nicácio Conceição Pupo, que acorreu ao local ao ouvir os disparos, foi gravemente ferido na cabeça,tendo ficado com o cérebro paralisado.Os assassinos, ante a reação da guarda, que respondeu atirando contra o carro,em defesa dos feridos e do batalhão,lograram empreender a fuga.... Continua...

    ResponderExcluir
  8. Continuação....Aton Fon Filho e você contribuinte pagando as Indenizações Milionárias para esses grupos terroristas...
    No dia 4 de junho , no assalto ao Banco Tozan, na Avenida Penha de França, a ALN deu prosseguimento ao rol de suas vítimas fatais. durante a fuga , o soldado da FPESP Boaventura Rodrigues da Silva, que se encontrava de serviço nas proximidades do banco e tentou obstar a ação , foi morto a tiros e teve sua metralhadora roubada. O terrorista Francisco Gomes da Silva, que saiu ferido nas costas, durante o assalto, foi atendido pela mesma equipe da rede de apoio da ALN na casa de Carlos Knapp.

    Ainda em 1969, nos meses subsequentes, a ALN realizou uma série de assaltos a bancos, supermercados e empresas de transporte coletivo e de atentados a bomba , dos quais se destacam o atentado ao Palácio Episcopal , em 6 de agosto, e o metralhamento , em 24 de agosto , à vitrina da Loja Mappin , que expunha material alusivo à Semana do Exército.

    As ações da ALN , no referido período, foram
    16 de junho - atentado a bomba nos elevadores da CBI, na rua Formosa;
    23 de junho - assalto à empresa de ônibus " Viação Leste-Oeste";
    6 de junho - atentado a bomba contra uma subestação da Light, em Piquete;
    08 de julho - assalto à agência do Banco do Brasil, Santo André;
    12 de julho - assalto simultâneo ao União de Bancos Brasileiros e à Caixa Econômica Federal, na Avenida Guapira, em Jaçanã;
    15 de julho - primeiro assalto à agência Bradesco na Rua Major Diogo;
    24 de julho - assalto contra a União Cultural Brasil-Estados Unidos, na rua Oscar Porto;
    final de julho - assalto ao Supermercado Pão de Acúcar , no Bairro de Pinheiros;
    18 de agosto - assalto à agência do Banco Comércio e Indústria da Avenida São Gabriel;
    24 de agosto - atentado a bomba contra a agência da Light;
    29 de agosto - assalto à empresa Instrumental Berse LTDA, na rua Agostinho Gomes, 1662;
    09 de setembro - assalto á agência do banco Itaú- América, na rua Pamplona;
    22 de setembro - segundo assalto à agência do Bradesco, na rua Major Diogo ... Continua

    ResponderExcluir
  9. Continuação ... Aton Fon Filho ... e a revanche dos familiares e "desaparecidos políticos" que na verdade não tem nada de político e nós brasileiros pagando uma conta absurda e corrupta para esses que tentaram aterrorizar o Brasil ....No dia 19 de setembro, a ALN realizou mais uma ação de propaganda armada, desta feita contra a guarnição da radiopatrulha nº 21, que habitualmente permanecia estacionada no Conjunto Nacional na Av. Paulista. A guarnição da RP era constituída de dois homens,e nas suas proximidas ficava um guarda-civil do policiamento ostensivo. Por vaIta das 22 horas após saltarem do carro dirigido por Aton Fon Filho, Virgílio Gomes da Silva, o comandante da ação, Denison Luís de Oliveira e Manoel Cyrilo de Oliveira Neto dirigiram-se para a viatura como se fossem solicitar uma informação. Ao mesmo tempo, Takao Amano aproximava-se do guarda-civil. Takao, num gesto desnecessário de prepotência, rendeu o guarda e obrigou-o a colocar-se de joelhos à sua frente, humilhando-o ao exigir que lhe pedisse clemência. A trinca que se ocupava da radiopatrulha, ao imaginar ou pressentir uma tentativa de reação, disparou suas armas para o interior da viatura. O soldado da FPESP Pedro Fernandes da Silva, atingido por vários disparos, um deles na coluna, ficou com sequelas seríssimas. Denison e Virgílio recolheram uma metralhadora INA e dois revólveres .38 , enquanto Takao Amano recolhia um revólver .38 do tripudiado guarda -civil.

    Para complementar a "ação revolucionária, os dois primeiros espalharam gasolina e incendiaram a radiopatrulha. Esta seria uma das últimas ações da ALN em São Paulo, no ano de 1969.

    Depois disso, em setembro, Aton Fon Filho e Maria Aparecida da Costa partiram de São Paulo e foram atuar no Rio de Janeiro, esperando uma oportunidade para fugir para o exterior... Em resumo: Brasil acima de Tudo

    ResponderExcluir

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog