terça-feira, 22 de março de 2011

Aos Educadores

Aos educadores
21/03/2011
Fonte: Mogi News

Hoje, quando se comemora o "Dia da Água", dedico a "Mensagem Especial" a todos os educadores que se comprometem em transmitir aos seus alunos lições de ética e cidadania.

Dentre elas, a importância de colaborar com a preservação desse bem tão precioso. Várias escolas prepararam atividades para promover a conscientização dos alunos. A Água Do Mundo Vou correndo, como se isso me fizesse escapar dos pingos da chuva que se inicia. Menos tempo na chuva pode ser ilusório, mas tenho a impressão de que ficarei menos molhado, de que chegarei menos ensopado.

Com o canto do olho observo o senhor que, com a mangueira, termina de limpar a calçada, mesmo sabendo que a chuva há de modificar todo o cenário nos próximos instantes. Ou vai trazer de volta toda a sujeira que ele está tirando ou vai lavar outra vez o que ele acabou de lavar. Lembro-me do livro da Camille Paglia, no qual ela afirmava, pelo menos foi o que me recordo de ter dali subtraído, que o homem havia optado por viver em grupo por temor aos fenômenos naturais: chuvas, clima, terremotos. Foi preciso se unir contra as forças da natureza. Quando passa um furacão levando tudo, os bons ou os maus.

Quando chove muito e tudo começa a inundar, anjos e demônios poderão estar igualmente submersos. Quando a água falta, senhores e escravos morrem da mesma sede.

Há forças mais poderosas que a maldade humana. Os destinos turísticos são interessantes por causa da água. Parece óbvio, mas se levarmos em conta que grande parte do planeta é tomada por água, isso passa a ser, sim, digno de nota: vivemos em meio a tanta água e somos tão fascinados por ela! Nosso organismo é, em sua maior porção, composto por água. Somos água, viemos da água, para a água voltaremos e, enquanto tivermos como aproveitar a vida, queremos fazê-lo perto de alguma fonte límpida, na beira de um rio ou mar. Vivemos sob o alerta de que a água pode acabar. É preciso economizar.

Parece absurdo, pois a água é absolutamente indestrutível! Se você toca fogo, ela vira fumaça e depois volta a ser água. Se congela, ela derrete e volta a ser água, seja lá o que se faça com ela, a água volta a ser água depois de um tempo, pura e cristalina.

E na mesma quantidade! Mas pode voltar salgada. Sabe lá o que é morrer de sede em frente ao mar? O prejuízo maior que a água pode sofrer é a poluição. Volto ao início e ao senhor que tentava varrer uma folha de árvore, pequenina, da porta de seu prédio, segundos antes de a chuva começar. Quantos litros de água pura ele desperdiçava naquela tarefa imbecil? Aquela água correria para o bueiro e se juntaria ao esgoto cheio de substâncias químicas e de lá iria parar sabe-se lá onde, mas, poluída, demoraria um tempo enorme para voltar para o reservatório d´água da cidade. Este tempo é que pode ser o suficiente para uma cidade entrar em caos por não ter o que beber.

A água não vai "acabar" nunca, mas talvez, um dia, não possamos usufruir dela como gostaríamos. Talvez as grandes desgraças não nos metam tanto medo porque o que nos derrotará mesmo serão as folhinhas nas calçadas. Aguadas de estupidez. Leo Jaime







©UN | Plugar Informações Estratégivas S.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog