quarta-feira, 23 de março de 2011

Fatos ´Históricos Políticos e Sociais

Ponte de Negrelos
Blog dedicado ao bicentenário da batalha da Ponte de Negrelos, aquando das 2ª invasões Francesas




No dia 23 de Março de 1809 - A Batalha da Ponte de Negrellos, a “Ponte de Negrellos” tinha sido conquistada pelas tropas comandadas pelo Major Nicolas. Este oficial apreendeu a ponte, e fez restabelecer por camponeses o que tinha sido destruído.

Mas durante a noite, os enviados do Generalíssimo d’ O-Porto, insurgiram de novo os habitantes, e tropas Portuguesas que chegaram com um canhão, reconquistaram a Ponte.

Sendo, para os Franceses, uma passagem estratégica, para conquistar o Porto, foram dados ordens a coluna esquerda para reconquistar a “Ponte de Negrellos”.

Foi, no dia 25 de Março que o 31º regimento, às ordens do General Henri-Antoine Jardon, para esta Ponte foi destacado.

Como os atiradores Franceses estavam a ser parados pelos cerca de 900 Portugueses, escondidos atrás das arvores, e a batalha inconquistável, o General Jardon impaciente com esta oposição, pega na sua arma, e parte à frente, atirando para todos os lados. De repente, o General vê um português de setenta anos, que tinha ficado na margem direita e que tinha atirado várias vezes. Corre para o idoso, pondo o no chão, parte-lhe a arma. Sentimentos de dores e de piedade que lhe tinha sido recomendado pelo Marechal quando tinha posto os pés em Portugal. Poupou a vida ao velho homem, fazendo-lhe entender que os Franceses não estavam em guerra contra o povo, mas sim contra as tropas regulares. Mas o velho, que tinha a casa perto, volta para ela agarra noutra arma e põe fim a vida de quem o tinha poupado. O General recebe a bala no canto do olho direito, dizendo a um granadeiro do 86º regimento, de nome Fagart, que estava ao lado dele, de avisar o Coronel Méjean, do 31º, a fim de tomar o comando da brigada. Um quarto de hora depois ele expira e é inumado no mesmo lugar, na margem do rio.

A sua morte encheu de dor o 31º regimento que, testemunho da sua bravura, decidiu vinga-lo. Os soldados Franceses, animados de um ardor que nada pode parar, passam o rio, uns segurando no ar a espingarda e giberne, tendo água até a cintura, os outros montados na garupa atrás dos cavaleiros, todos cedem perante os Franceses, a artilharia é tomada, os Portugueses que não conseguem fugir, são imolados.

Mais de duzentos homens jazem na praça.

Este sucesso abre às divisões Franceschi e Mermet, a passagem pela Ponte, permitindo de fazer a junção com a coluna do centro.
Este facto fez com que o General Vallongo fosse repreendido por não ter tomado as medidas necessárias, sendo-lhe imputado o sucesso dos Franceses. Não contente por o massacrar, os Portugueses cortaram-no aos bocados que foram colocados em estrume.

Assim passaram os franceses a denominada “Ponte de Negrellos”. Este facto está registado no Livro de Óbitos da Freguesia.

Aludimos à resistência heróica, bem digna de Afonso Henriques, que o povo de São Martinho do Campo, Salvador e arredores opôs às tropas Francesas.

De São Martinho do Campo, pereceram:
· António Ferreira, casado com Joana Martins, do lugar de “Paderne”;
· Joaquim Ferreira, casado com Joana Martins, do lugar do “Carvalhal”;
· Domingos Francisco, viúvo, da “Ponte de Negrelos”;
· José Francisco, casado com Angélica Ferreira, da “Ponte de Negrelos”;
· José da Cunha, casado com Custódia Machado, da “Bonna Vista”;
· Manuel Ferreira, casado com Josefa Maria, do “Outeiro de Jinso”;
· Joaquim, solteiro, filho de Maria Teresa, viúva que ficou de Custódio Machado, da “Torre”;
· Pedro da Cunha, viúvo, da “Escorregadoura”;
· António Alves, casado com Antónia Maria, do “Monte;
· Francisco Pereira, casado com Maria Martins, de “Rubais”;
· Constantino, solteiro, e António, solteiro, ambos criados do Abade de São Martinho.

Uma curiosidade deste episódio tem a ver com o facto de, nesse mesmo dia, noutro ponto da Freguesia terem aparecido quinze corpos, cuja proveniência ninguém conhecia, mas que foram piedosamente enterrados no lado Sul do adro da Igreja de São Martinho. Segundo contam as gentes da terra, durante muito o local era perfeitamente reconhecido, uma vez que a relva se conservava ali mais verde e viçosa. A verdade é que em 1891, o Abade João Pinto dos Reis, no Jornal de Santo Thyrso dizia “parece um protesto mudo da natureza contra a ingratidão dos homens, que deixaram no olvido esses martyres, sem ao menos lhes erguerem um modesto mausoléu: uma simples cruz.”
Etiquetas: batalha da ponte, história

Em 23 de março de 1988 - Aconteceu a Batalha de Cuito Cauanavale, considerada a maior forças regulares ocorrida na África Austral. Na qual houve a vitória das Forças Populares de Libertação de Angola (FAPLA), cunjuntamente com as foças internacionalistas de Cuba, que venceram as forças do antigo regime apartheid da África do Sul, que invadiu o sudeste de Angola. Essa derrota das forças Sul-Africanas, obrigou o regime do Apartheid a promover a conversação quadripartidas que levou a assinatura de acordo de New York e consequentemente a Independência da Namíbia e a democratização do sul da África e o fim do Apartheid.

Em 23 de março de 1976 - Tivemos o Pacto de Direitos Cívicos e Políticos, chamado o Pacto Internacional das Nações Unidas sobre os direitos civis e Políticos.

Em 23 de março de 1929 - Os gráficos de São Paulo, fizeram 72 dias de greve, contra o trabalho infantil. E a polícia fechou o sindicato dos gráficos.

Em 23 de março de 1953 - Com base no Pacto de Unidade Intersindical (PUA), liderado Chamorro, houve a greve dos 300 mil em São Paulo. O movimento se destacou pela abrangência nacional e organização interna criando também comitês intersindicais. O movimento gerou a reforma ministerial com a indicação de João Goulart para o Ministério do Trabalho, afirmação do Direito de grevee a criação de uma estrutura paralela dentro do movimento sindical.

Em 23 de março de 1958 - O jornal A voz Operária publica o documento do PCB que ficou conhecido como a Declaração de Março.

Em 23 de março de 1966 - Iniciou o XXIII Congresso do PCUS, primeiro congresso com Brecznev, como secretário geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog