sábado, 19 de março de 2011

São José do Rio Preto-SP


São José do Rio Preto-SP, completa exatamente 159 anos de sua existência. Um dia pra lembrar o Santo São José. Encontrado por aqui, em uma imagem, dizem que o santo tem uma vestimenta portuguesa e inclusive com botas. recentemente um fanático quebrou essa imagem histórica na Catedral de Sao José do Rio Preto-SP.

Hoje portanto é dia de São José. O São José do Rio Preto-SP, é uma cidade que teve um crescimento rápido em relação as demais cidades. Nasci em São José do Rio Preto-SP.Um cidade que possue uma Diocese, que é comandada pelo Bispo D. Paulo Mendes Peixoto.

Uma cidade que enfrenta um transtorno histórico, como é o caso das enchentes, um problemas extremamente difícil de resolver-se. Uma população de origem imigratória, que hoje tem diversos loteamentos irregulares e que aos poucos iniciam a luta pela regulamentação. Uma cidade cara. Com características burguesas, e uma Câmara Municipal já calejada em fazer lei como de desdobodro de lote, uma prática irregular, uma lei incostitucional.

Uma cidade que possui a Sociedade de Cultura artística, a Academia de Cultura e Artes, a Casa de Cultura, a Biblioteca Municipal Fernando Costas, a Arpe Associação Rio-pretense de Escritóres, diversos teatros como Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Netto, o Teatro do Sesi, Teatro Nelson Castro, o Anfiteatro da represa Nelson Castro, Teatro do SESC, Teatro no Estoril, Teatro do Seta.Que tem como tradição o Festival Internacional de Teatro.Condemphaat, Instituto histórico, Museu de art Naif,Museu José Antonio da Silva, Um museu D.João que desapareceu.E nem Deus sabe.

Que tem as festas de Peão de Boiadeiro no recito, assim como anualmente a exposição de animais. Em que háencontro de agronegócios e o encontro de agroboys,jovens deslumbrados por um par de bota, e um veículo auto motor e nada de juizo na cabeça. Temos a maior parada gays, do interior do Estado de São Paulo.

Na área científica da medicina, essa é uma cidade por excelência, temos o FARMERP-Faculdade Rio-pretense de Medicina, ao lado do Hospital de Base.Um corpo médico invejável, diversos hospitais como Santa Helena, Beneficiência Portuguesa, e Instituto de Moléstia cardiováscular, o Hospital IELAR, Santa Casa de Misericôridia e o Instituto de Calbototerapia, Instituto do Coração, Hospital Bezzerra de Meneses, Hospital Regional de Medicina do Lago, inumeras clínicas. Entre as Universidades destacamos IBILCE/UNESP, Faperp, Unip, Centros Universitários UNIRP, UNORP, Famerp, Tecmed, Unilagos,
Faculdade D.Pedro. Além de alguns postos de Saúde, que cumpre a idéia da consulta relâmpago implementada pelo médico e prefeito Valdomiro Lopes, o que o Ministério Público investiga. Pois esse tipo de atendimento pode levar a diagnósticos errado e a mortes de pacientes.

No passado a cidade era assim esse jeito de centro meio rural, essa foto é de 1929.

Os primeiros imigrantes a viver por aqui foram, os italianos e árabes. Na história dos árabes a cidade de são José do Rio Preto-SP, é sitada em diversas ocasiões. Temos o Monte Líbano, tinhamos o Clube Sírio Brasileiro e outras associações. Um cidade que abrigou o comércio pujante e uma força de crescimento incrível.

Uma cidade de negros, aqui no final dos anos 70, iniciamos a constituição da Fusocaab -Fundação Sócio Cultural e assitencial Afro Brasileira, que ora finda-se em 2011, essa entidade fez resurgir a Associação recreativa Rio-pretense Afro Brasileira, que hoje localiza-se no Bairro Eldorado, e mais tarde o Conselho Afro Brasileiro,Dirigido por Cecília Nunes que é subordinado ao gabinete do Senhor Prefeito Municipal, e que tem na Secretaria Municipal da Mulher,Etnia, e Pessoas com Deficiência, que hoje é muito bem dirigida pela Sra.Dra. Regina Chueire, o alavancar de seus projetos. Além de diversos outros orgãos, que vê na cultura afro brasileira o papel importante, para a transformação social.E ainda hoje aguardam a instalação do Monumento a Mãe Preta, na Swift, um pensar que saiu do Conselho Municipal do Patrimônio Público Histórico Artístico Arquitetônico e Turísticos de São José do Rio Preto

Pensando São José do Rio Preto-SP, escrevi.

Cidade Minha

Cidade Minha em que trago o objeto lírico no olhar, observando a beleza das moças que sonha como cinderelas a procura de principes encantados, observando a belezas das flores e as sinfônias dos pardais e andorinhas.
Cidade Minha, transcência de viver felizes. Eis aqui o paraíso dos pintores, eis aqui a cidade dos amores, e que tem o bairro Jardim Seixas, com ruas com nome de flores. Aqui belas avenidas como a Murchird Homsi, Alberto Andaló, Bady Bassit, concentram bares sonhos, boêmias e uma população que embriaga-se mais com a beleza do lugar do que com a bebida consumida.
Uma cidade em que a violência instala devagar, em que as pessoas já dormem em praça pública,em que os buracos aumentam, e as empresas de recapeamento procuram ganhar dinheiro fazendo serviço mal feito pra sempre ter o serviço e um poder político, que ao olhos populares parece submisso a isto ou comprado ou nada disso. a verdade é algo que instala nos bastidores do teatro chamado serviço público, e o povo não tem acesso aos camarins. Esta cidade respira teatro. Essa é a minha cidade.


Manoel Messias Pereira
professor
São José do Rio Preto-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog