sábado, 5 de novembro de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísitcos e Literários

Os Conjurados Baianos
Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Em 5 de novembro de 1799 - Depois de 14(quatorze) meses presos no porão da Câmara Municipal de Salvador, os quatros conjurados baianos, ou seja Luis Gonzaga das Virgens,Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino dos Santos e, João de Deus do Nascimento, foram levados para o Oratório da Igreja Nossa Senhora da Conceição, ali permaneceram por três noites até o seu enforcamento frente da Igreja. Relato do Frei José de Monte Carmelo. Arquivo Histórico Ultramarinho de Lisboa,e Instituto Histórico Geográfico Brasileiro.
peça apresentada no Ano de 2010
baseada nos fatos reais

Em 5 de novembro de 1838 - As portas da Senzala da Fazenda freguesia eram arrombadas e um grupo de negros cruzaram correndo o pátio em busca de suas mulheres que estavam num sobrado. Manoel Congo e Mariana Criola iniciaram ali a saga que iria leva-los para a História. Mas que seria o caminho para o enforcamento de Manoel. Essa história está relacionada com a atual cidade de Paty de Alferes.


Em 5 de novembro de 1897 - Eclodiu na Bahia a revolta de Canudos. Quando o exército brasileiro assassinou barbaramente os sertanejos.

Em 5 de novembro de 1975 - Com apoio dos cubanos que chegava nesta data pra ajudar o governo democrático Agostinho Neto.

Em 5 de novembro de 1071 - A repressão matou o estudante Franciso José de Oliveira, militante do Molipo - Movimento de Libertação Popular.Estudava na USP e morreu entre a Rua Turiassu, na Pompéia capital. Os agentes policial envolvidos nesta morte, são Antonio Vilela, e Osvaldo Pinheiro do Amaral.

Em 5 de novembro de 1849 - Nasceu o Jurista Rui Barbosa, era um estadista, monaruista,  e Ministro da República, no governo de Marehal Deodoro da Fonseca.

Em 5 de novembro de 1897 - Joaquim Nabuco no comício em Recife afirmou "não basta acabar com a escravidão é preciso destruir a obra da escravidão".

Em 5 de novembro de 1859 - Nasceu Heráclito Sobral Pinto em Barbacena -MG, jurista e defensor dos Direitos do Homem.
Em 5 de novembro de 1863 - casamento de Chiquinha Gonzaga,(musicista brasileira) com Jacinto Ribeiro do Amaral. Teve três filhos e acabou -se separada.
Em 5 de novembro de 1968 - nasceu o apresentador de TV e cantor  brasileiro Thaide

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog