domingo, 18 de março de 2012

Dia Nacional da Comunidade Judaíca

Hoje o Brasil comemora o Dia Nacional da Comunidade Judaíca.
A história remete-nos as origens da comunidade hebraica, relatada em Genesis do Antigo Testamento, em que este povo saiu de UR na Baixa Mesopotâmia caminhando para Canaã, a Terra do Leite e do Mel e depois a Palestina.

A partir do século XIV a.C, os hebraicos estavam divididos em 12 tribos e formavam uma Confederação. Esses grupos ocupavam-se do culto e do santuário comuns durante o ano. E esses grupos etnicos não estavam organizados em Estado, não possuiam governo ou capital nem uma administração central, as chamadas tribos tinham amplas autonomias. A autoridade era exercida pelo ancião.

Jacó teria sido chamado de Israel, o chefe da ocupação de Canaã, ocorrida entre os séculos XVII e XIV a.C, época em que algumas tribos corroídas pela fome acabaram refugiando-se no Egito e lá foram escravizados.

A fuga destes judeus do Egito, foi liderada por Moisés e é retratada no livro Êxodo, no Antigo Testamento. Há uma narrativa em que o Mar Vermelho se abriu para a passagem de Moisés e seus seguidores.

Video  da Discovery Channel - Sobre Moisés e o Êxodo.

É preciso entender que não foram todos os judeus que fugiram do Egito,apenas os que seguiram Moisés.

Na época chamada dos Juizes - Os juizes surgiram nas lutas contra os cnaneus durante a ocupação da Palestina. Eram heróis locais , que mantinham contato com Javé e que tinham prestigios políticos, militar e religioso. Comandavam todas as tribos na época da guerra, cuja a autoridade não era absoluta e nem permanente e não se estendia ao conjunto das tribos. Também não era hereditária. O que uniam todos estes seres humanos foi a religião.

As tribos foram gratas a Javés, que permitiram fugir do Egito e lhes garantia a terra dos seus antepassados.Embora hoje historicamente atribuimos a unidade de um só Deus a toda a comunidade judaíca, houve um tempo em que grupos de judeus acreditaram em deuses adorados pelos cananeus como Baal. E algun rituais cananeus foram incorporados a culturas javista.

A monarquia  hebraíca surgiu durante a guerra contra os filisteus, as tribos hebraícas, pouca numerosas e sem tradição guerreira, necessitavam de uma coordenação política e militar, por isto elegeram um chefe. Temos aí o primeiro rei, Saul tinha o dever de libertar o povo judeu do jugo dos filisteus.

Saul venceu várias vitórias contra os cananeus e filisteus, reinou como um juiz, e começou a ter conflitos ao criar um exército profissional., que dependia apenas de sua autoridade reelegando a um segundo plano as tropas oriunda das tribos. Após a morte de Saul  e de seu filho todas as tribos uniram-se em Aliança.

Toda a história e toda a filosofia judaíca ajudam a entender um pouco, as relações humanas e os conflitos entre israelenses, palestinos e libaneses.

A história do povo hebreus mostra que houve uma dispersão no período do Império Romanos. Mas apenas lembramos a história antiga.  Para homenagear esses seres humanos que vivem o dia a dia conflitante de um lado, tem uma origem rica, nas lendas, nas histórias, nas religiões, nos valores monetários, no pensamento político e social. Assim pelo dia Nacional da Comunidade judaica no Brasil cumprimentamos cordialmente.


Manoel Messias Pereira

professor e poeta
São José do Rio Preto-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog