sexta-feira, 23 de março de 2012

Frelino decide avançar com a regualarização de Imóveis na Tanzânia





Reunido na 87ª Sessão Extraordinária

Moçambique: Frelimo decide avançar com processo de regularização de Imóveis na Tanzânia









Maputo - Sob direcção de Armando Guebuza, Presidente do partido Frelimo, teve lugar a 87ª Sessão Extraordinária da Comissão Política, esta quarta-feira, 21 de Março, na sede nacional do partido.



De entre vários assuntos que foram discutidos e aprovados, o processo da regularização dos imóveis da Frelimo na Tanzânia, a preservação do património dos movimentos da luta de libertação nacional da África Austral e a situação da ordem, segurança e tranquilidade públicas foram questões abordadas no encontro.



Depois da guerra da luta de libertação nacional e da proclamação da independência em 1975, a Frelimo deixou ena Tanzânia vários imóveis, nomeadamente escritórios, residências e centros de treinos, infra-estruturas erguidas para acomodar e treinar os militares da Frente de Libertação de Moçambique na década de 1960.



Fontes contactadas pela PNN revelaram que o partido Frelimo pretende, numa primeira fase, reabilitar a sua antiga sede localizada no Nkrumah Street, em Dar-Es-Saalam, um edifício de quatro pisos onde, actualmente, funciona a Associação de amizade Moçambique/Tanzânia.



As residências de Eduardo Mondlane, primeiro Presidente da FRELIMO, Marcelino dos Santos e Joaquim Chissano, os centros de treino de guerrilheiros, entre outros imóveis localizados em Nachingweiae Dar-Es-Salaam, capital Tanzaniana, estão também na lista de recuperação a curto-prazo.



O processo negocial e o levantamento de todo o património histórico a ser adquirido pelo partido Frelimo envolve o Estado Moçambicano. A Embaixada de Moçambique na Tanzânia foi já encarregue de dirigir o processo.



O partido diz que pretende tornar alguns locais históricos da Frente de Libertação de Moçambique na Tanzânia e outros Países da África Austral em locais turísticos e académicos, de forma a divulgar a história da luta para a libertação.



Por outro lado, a Frelimo exorta os cidadãos em geral e os militantes em particular a continuarem a participar activamente no debate das teses ao 10º Congresso agendado para Setembro, na cidade de Pemba, província de Cabo-Delgado, e no processo das Eleições Internas, fazendo deste um momento de reforço da democracia interna no seio do Partido e de auscultação de todas as esferas sociais na articulação da agenda nacional consubstanciadas nas 8 Teses ao Congresso.



(c) PNN Portuguese News Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog