sexta-feira, 23 de março de 2012

Reflexão sobre as eleições de 2012

A leitura de mundo que desejo fazer, parte da necessidade de construir um processo democrático coletivamente.

Politicamente o PCB, partido na qual milito há alguns anos, juntamente com o PSTU, e o PSOL e grupos sociais diversos, que interessa em discutir todos os problemas da cidade de São José do Rio Preto-SP e região assim como os temas nacionais e internacionais, pois vivemos uma conjuntura mundial de crise do sistema capitalista, e os problemas surgem evoluem, transtornam povos, estabelecem violências, desvios de condutas politicas. A ponto de surgir cotidianamente na imprensa capitalista de tendência burguesa práticas de corrupções no meio político, em que confundem-se o público com o privado. E a ação política dos partidos do "sistema-meio" capitalistas liberais, só tem uma função a eleitoreira, o seja da ação de enganar a massa, com belas promessas.

E é exatamente essa prática que não interessa-me, nem como ser político, nem como ser pensante. Sabemos que no setor corruptivo do sistema-meio, agem a plena ação do abandono a massa populacional, em benefício das fraudes, dos grupos privados comerciais, industriais, que tens interesses em financiar candidatos do sistemas e beneficiar-se financeiramente do bolo da arrecadação de impostos e taxas, com editais viciados, trabalho terceirizados muitas vezes inescrupulosos. Mas aos olhos da massa não esclarescidas e que tens discussões políticas limitadas, até mesmo pela de formação politico social ou de militância forjada e cristalizada no sistema burguês, neoliberal.

Não podemos aliar a grupos de interesse em manter o status quos, em que temos uma saúde de precariedades em relação ao atendimento, temos uma escola pública, a quem do preparo de alunos para a verdadeira competitividade, de mercado, ciências e tecnologia. Temos uma plena interferência do Estado no sentido de não avanço da escola incluisive determinando ações pedagógica para o recuo, tanto que está conseguindo o intento. Hoje já discutem que há alunos com seis anos de escolaridade que não consegue escrever uma frase correta. Sabemos que a violência aumentou isto é sintoma de que há um mal maior, no reino da fantasia. Temos o aumento de jovens no tráfico, temos ações policiais a quem, temos servidores despreparados, mas temos tercerização em demasia. Quanto ao salário de servidores apregoam bônus, gratificações, quando que o Fundeb, prevê que 60 % deste fundo é salário e não essas coisas, mas os governos municipais e estaduais burlam isto, e agora quando o Ministro diz do Piso Salarial, vem toda a história de que não pode pagar.

É este estado de coisa que precisamos pensar, refletir, e dizer que toda essa ação é construída com um olhar, que permeia as eleições municipais, e daqui dois anos as estaduais e federais exatamente num anseio de empresas, que participam de inumeras cartas de convites e editais viciadas, em que todos ganham e pra isto já preparam o caixa para financiar os partidos que depois que tens os seus candidatos eleitos rateiam, fazem a festas, com dinheiros de taxas, impostos desta população que continua não esclarecida embriagada e curtida na ignorância e na falta de prespectiva. E graças a esses partidos de linha ideológica liberal capitalista do sistema-meio e fim.

Portanto esse ano de 2012, se observarmos nos jornais, nas emissoras de rádios e televisões do Brasil, veremos que há uma movimentação política em que falam da ficha suja, em que falam, que falam disto ou daquilo mas fundamentada num processo de publicidade e propaganda. E não estabelce a melhoria da qualidade de vida com consistência a população. Que continua vivendo desgraçadamente e recebendo pra amenizar a desgraça, inumeras bolsas com família, escola, gás etc. E se o projeto de renda mínima do senador Eduardo Suplicy foi pensado exatamente assim é de ninharia de mesquinharia. Ou seja há um câncer na sociedade , oferece um meio apenas de amenizar a dor e não de exirpar o problema.

Precisamos ter o respeito para o com o País, precisamos repensar a nossa vida, com ação coletiva que permitam ter em cada canto deste País, o sentimento de que há uma melhor distribuição de recursos, uma socialização plena, em que os direitos da população em atendimentos sociais, educacionais, de saúde e saneamento básico. Pois ainda hoje jogam esgotos nos rios in-natura,continuam jogando essa coisa na cara do brasileiro que está miope diante da realidade, e isto nãoé, vemos desenvolvimento educacional nenhum. Temos que organizadamente alencar os problemas para uma resolução definitiva, e chega de ver partidos com ações de mediocridades, como estes que participa da base governamental, mas que discute em votar isto ou aquilo com base apenas no cargo x ou y, isto é uma violência contra a população que mesmo inconsciente vota. Mal mas vota, sem saber mas vota. Sem ter a noção de que vota nos inimigos nos mantenedores da desigualdade, nos grupos que propõem os desvios de recursos, e que continuam no esquema.Isto é triste, é trágico.

Por isto essa leitura de mundo, pensando num país melhor, numa sociedade equilibrada tem de estabelecer uma ação coletiva, de respeito, de solidariedade, de fraternidade, de socialização plena de nossos anseios, alimentado numa reflexão construída coletivamente, com este respeito popular que conclamo lógico e democratico.


Manoel Messias Pereira

poeta, cronista
São José do Rio Preto-SP
Tela da reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog