terça-feira, 27 de março de 2012

Carlinhos Brown na luta contra a Anemia Falciforme

 


Carlinhos Brown faz campanha contra anemia falciforme em São Paulo





Músico baiano visita a maior feira do setor farmacêutico do Brasil.



O músico baiano Carlinhos Brown, que recentemente concorreu ao Oscar de melhor canção, está na linha de frente de uma campanha contra a anemia falciforme, doença no sangue que atinge sobretudo indivíduos da raça negra. No dia 22 de março (quinta-feira), o cantor visitou o stand do grupo baiano Natulab na feira Abradilan Farma, que aconteceu até o dia 23 de março (sexta-feira), no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A Natulab, indústria farmacêutica com sede no município baiano de Santo Antônio de Jesus, está apoiando a campanha contra a anemia falciforme e durante a visita o músico vai acertar com os diretores do grupo os detalhes dessa participação.



Segundo um dos diretores da Natulab, Marconi Sampaio, um dos objetivos dessa visita de Carlinhos Brown ao evento mais importante do Brasil no setor farmacêutico é para que ele conheça o mercado e também o trabalho desenvolvido pelo grupo Natulab.



Desde 2005 que a Natulab participa do evento, que começou em Fortaleza (CE) com 3.500 visitantes e no ano passado superou a marca de 16 mil pessoas em Belo Horizonte (MG). Para este ano a expectativa é que esse número seja superado. A Abradilan Farma, que começou quarta-feira, dia 21, está servindo para mostrar que a Bahia tem condições de fazer medicamentos com a mesma qualidade de outros centros produtores do sul e sudeste do País.



Entenda a anemia falciforme -A anemia falciforme é uma doença hereditária (transmitida de pai para filho) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra.



A detecção é feita através do exame de hemoglobina. O teste do pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade, proporciona a detecção precoce da doença.



A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais. Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança. Os mais comuns são crise de dor freqüente nos ossos e nas articulações, icterícia (cor amarela nos olhos e pele), inchaço, dor e vermelhidão nas mãos e nos pés.



Quando descoberta a doença, o bebê deve ter acompanhamento médico adequado baseado num programa de atenção integral. Nesse programa, os pacientes devem ser acompanhados por toda a vida por uma equipe com vários profissionais treinados no tratamento da anemia falciforme para orientar a família e o doente a descobrir rapidamente os sinais de gravidade da doença, a tratar adequadamente as crises e a praticar medidas para sua prevenção.
*Fonte: Ministério da Saúde.





Enviar Imprimir



© Copyright 2006 - 2012 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Tribeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog