sábado, 17 de março de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 17 de março de 1883 - Foi enterrado o corpo de Karl Marx, ao lado do corpo de sua esposa Jenny.

Em 17 de março de 1901 - Nasceu o militante  anarquista italiano Severino di Giovanni, que foi radicalizado na Argentina e morreu fuzilado.


Em 17 de março de 1905 - Albert Einstein (físico) envia a revista Analen der Physik o primeiro de seus artigos revolucionários sobre física.


Em 17 de março de 1912 - Em Três Lagoas - grevistas da estrada de ferro Noroeste, contra o atraso de salário, foram recepcionados com repressão, mortos vários trabalhadores. Tiveram os corpos assassinados empilhados e queimados sem nenhuma "humanidade", como se isto não fosse habitual no trato humano.





Edgar Morel ao lado de João Cândido

Em 17 de março de 1912 - Nasceu Egar Morel escritor brasileiro, autor do livro Revolta da Chibata.










Nat King Cole

Em 17 de março de 1919 - Nasceu o cantor e compositor estadunidense Nat King Cole


Elis Regina

Em 17 de março de março de 1945 - Nasceu em Porto Alegre, Elis Regina, uma das maiores interpretes da Música Popular Brasileira.

Em 17 de março de 1973 - O estudante Alexandre Vanucchi Leme, foi preso e assassinado sob tortura no DOI/CODI de São Paulo. Na foto acima seus pais com a foto do filho.


Jair de Oliveira


Em 17 de março de 1975 - Nasceu o cantor e compositor Jair de Oliveira, filho de Jair Rodrigues (cantor).

Em 17 de março de 1991 - O presidente soviético Mickhail Gorbatchev tentou ganhar apoio com um referendo popular realizado nas nove das quinze repúblicas da URSS, como RSFS da Rússia, RSS da Ucránia, RSS da Bielorrussia, RSS do Cazaquistão, RSSdo Azerbaijão, RSS Uzbequistão, RSS do Quirguistão, RSS do Turcomenistão e RSS do Tadjiquistão. Sendo que 76% dos eleitores apoiaram a manutenção do sistema federativo da URSS. O referendo foi boicotado em 6 repúblicas que favoreceu a independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog