sexta-feira, 16 de março de 2012

Presidente do Afeganistão pede para que a OTAN deixem as aldeias afegãs



CABUL, 15 Mar (Reuters) - O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, pediu na quinta-feira que as tropas da Otan deixem as aldeias afegãs e limitem sua presença aos principais quartéis, depois do assassinato de 16 civis por um sargento norte-americano.



Quase simultaneamente, o Taliban afegão anunciou a decisão de suspender as ainda incipientes negociações de paz com os EUA, que eram vistas como uma forma de promover a estabilização do Afeganistão antes da retirada das forças norte-americanas, no final de 2014. O grupo islâmico alegou que os EUA demonstraram uma postura "instável, errática e vaga".



O governo dos EUA disse que continua comprometido com uma reconciliação política que envolva negociações com o Taliban, mas que qualquer progresso passa também por acordos entre os insurgentes e o governo afegão.



Em nota divulgada após reunião com o secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, em Cabul, Karzai disse que "as forças internacionais de segurança precisam ser retiradas dos postos avançados em aldeias afegãs e voltar para os quartéis".



Mas isso atrapalharia o cronograma de desocupação previsto pelo governo norte-americano, pois inviabilizaria ações como prestar treinamento à polícia local e ajudar a aprimorar a administração das aldeias.



O sargento acusado pela chacina de domingo - que não teve seu nome revelado - é parte de uma unidade comum, mas servia junto a uma força especial, num tipo de guarnição semelhante a várias outras existentes no país.



O incidente azedou as relações entre Cabul e Washington, e Cabul pediu providências para que ele não se repita.



Os EUA minimizaram a proposta de Karzai para a desocupação das aldeias. "Acreditamos que essa declaração reflete o forte interesse do presidente Karzai em avançar o mais rapidamente possível para um Afeganistão totalmente independente e soberano", disse George Little, porta-voz do Pentágono, a jornalistas em Abu Dhabi, onde Panetta desembarcou procedente do Afeganistão. Continuação...









A Thomson Reuters é a maior agência internacional de notícias e multimídia do mundo, fornecendo notícias do mundo, investimentos, negócios, tecnologia, manchetes, pequenos negócios, alertas, finanças pessoais, mercados acionários e informações de fundos mútuos disponíveis através do Reuters.com, pelo celular, de vídeos e de plataformas interativas de televisão. Os jornalistas da Thomson Reuters estão sujeitos ao Editorial Handbook, que exige apresentação justa e divulgação de interesses relevantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog