quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Barack Obama homenageia Rosa Parks a heroina que ajudou a mudar os EUA



MUNDO
Obama homenageia Rosa Parks, heroína dos direitos civis que "ajudou a mudar" os EUA
O Presidente norte-americano, Barack Obama, homenageou hoje Rosa Parks, heroína dos direitos civis, afirmando que o cargo que ocupa só foi possível pela coragem e obstinação dos ativistas  deste movimento que marcou as décadas 1950 e 1960.
O chefe de Estado norte-americano falava na sala das estátuas do Capitólio,  em Washington, durante a inauguração de uma estátua de Rosa Parks, que morreu  em 2005, aos 92 anos.

Rosa Parks, que teve na origem do fim das leis de segregação racial  nos Estados Unidos, é a primeira mulher afro-americana a figurar nesta galeria  de estátuas.

Um facto que ocorre 50 anos depois da aprovação das leis sobre os direitos  cívicos e 150 anos depois da declaração de emancipação assinada pelo Presidente  norte-americano Abraham Lincoln.

Em 1955, Rosa Parks recusou ceder o lugar a um passageiro branco dentro  de um autocarro em Montgomery (Alabama, sul), onde eram aplicadas as leis  de segregação.

O gesto de Parks e a detenção desta mulher afro-americana pelas forças  policiais desencadearam um boicote de mais de um ano aos transportes públicos  daquela cidade, que acabariam por ceder.

"Com um gesto simples, ela ajudou a mudar os Estados Unidos e a mudar  o mundo", afirmou Barack Obama, sublinhando que a estátua, que estará ao  lado de outra figura emblemática dos direitos civis, Martin Luther King,  e de Presidentes norte-americanos, dá a Rosa Parks "o lugar que ela merece  entre aqueles que mudaram a trajetória do país".

O gesto de Parks em Montgomery "deu-nos uma lição sobre como a mudança  pode acontecer ou não. (...) Através de inumeráveis atos de coragem, muitos  anónimos" de cidadãos comuns, salientou Obama.

Numa referência ao movimento dos direitos civis, Barack Obama, o primeiro  Presidente negro da história dos Estados Unidos (eleito em 2008 e reeleito  em 2012), afirmou que os membros deste movimento "ajudaram o país a ver  em assuntos onde era anteriormente cego".

"É graças a estes homens e mulheres que estou aqui hoje", salientou.

A 18 de abril de 2012, o chefe de Estado norte-americano visitou o museu  Henry-Ford de Dearborn, em Michigan (norte), que tem exposto o autocarro  que marcou a vida de Rosa Parks. Durante a visita, Obama sentou-se no autocarro,  momento que foi registado e divulgado pela comunicação social internacional.




Um comentário:

  1. Que sirva de EXEMPLO para que o MUNDO em que vivemos se torne cada vez MELHOR !

    ResponderExcluir

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog