MUNDO
Obama homenageia Rosa Parks, heroína dos direitos civis que "ajudou a mudar" os EUA
O Presidente norte-americano, Barack Obama, homenageou hoje Rosa Parks, heroína dos direitos civis, afirmando que o cargo que ocupa só foi possível pela coragem e obstinação dos ativistas deste movimento que marcou as décadas 1950 e 1960.
O chefe de Estado norte-americano falava na sala das estátuas do Capitólio, em Washington, durante a inauguração de uma estátua de Rosa Parks, que morreu em 2005, aos 92 anos.
Rosa Parks, que teve na origem do fim das leis de segregação racial nos Estados Unidos, é a primeira mulher afro-americana a figurar nesta galeria de estátuas.
Um facto que ocorre 50 anos depois da aprovação das leis sobre os direitos cívicos e 150 anos depois da declaração de emancipação assinada pelo Presidente norte-americano Abraham Lincoln.
Em 1955, Rosa Parks recusou ceder o lugar a um passageiro branco dentro de um autocarro em Montgomery (Alabama, sul), onde eram aplicadas as leis de segregação.
O gesto de Parks e a detenção desta mulher afro-americana pelas forças policiais desencadearam um boicote de mais de um ano aos transportes públicos daquela cidade, que acabariam por ceder.
"Com um gesto simples, ela ajudou a mudar os Estados Unidos e a mudar o mundo", afirmou Barack Obama, sublinhando que a estátua, que estará ao lado de outra figura emblemática dos direitos civis, Martin Luther King, e de Presidentes norte-americanos, dá a Rosa Parks "o lugar que ela merece entre aqueles que mudaram a trajetória do país".
O gesto de Parks em Montgomery "deu-nos uma lição sobre como a mudança pode acontecer ou não. (...) Através de inumeráveis atos de coragem, muitos anónimos" de cidadãos comuns, salientou Obama.
Numa referência ao movimento dos direitos civis, Barack Obama, o primeiro Presidente negro da história dos Estados Unidos (eleito em 2008 e reeleito em 2012), afirmou que os membros deste movimento "ajudaram o país a ver em assuntos onde era anteriormente cego".
"É graças a estes homens e mulheres que estou aqui hoje", salientou.
A 18 de abril de 2012, o chefe de Estado norte-americano visitou o museu Henry-Ford de Dearborn, em Michigan (norte), que tem exposto o autocarro que marcou a vida de Rosa Parks. Durante a visita, Obama sentou-se no autocarro, momento que foi registado e divulgado pela comunicação social internacional.
Que sirva de EXEMPLO para que o MUNDO em que vivemos se torne cada vez MELHOR !
ResponderExcluir