terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Esteban Lazo assume liderança do parlamento cubano



Esteban Lazo assume a liderança do parlamento cubano
Com 68 anos, político é eleito para dirigir a Assembleia Nacional.
Durante duas décadas não houve mudanças no cargo.
Da EFE



Esteban Lazo, um dos homens fortes do Partido Comunista e um dos políticos negros que chegaram mais alto nas estruturas do poder em Cuba, assumiu neste domingo (24), aos 68 anos, a liderança da Assembleia Nacional, após duas décadas sem mudanças na presidência dessa câmara.
Lazo, um dos vice-presidentes do Conselho de Estado, foi eleito pela Assembleia (Parlamento unicameral) como seu novo titular para um mandato de cinco anos que se estenderá até 2018, sucedendo Ricardo Alarcón, que ocupou esse posto desde 1993.
Alarcón, destacado dirigente de longa carreira diplomática e um dos históricos do regime cubano, não foi candidato a deputado para as eleições gerais de 3 de fevereiro e agora se dedicará à campanha pela libertação dos cinco agentes cubanos condenados por espionagem nos Estados Unidos, como ele mesmo anunciou recentemente.
Esteban Lazo se torna assim o sexto presidente da história da Assembleia Nacional, atualmente integrada por 612 deputados com uma média de idade de 48 anos e 67% de renovação em relação ao último mandato.
Histórico
Nascido em 26 de fevereiro de 1944 na província ocidental de Matanzas, Lazo foi eleito pela primeira vez como deputado ao Parlamento em 1981 e em 1993 se tornou em um dos vice-presidentes do Conselho de Estado, cargo para o qual foi ratificado desde então.
Em 24 de junho de 2003, foi posto à frente dos departamentos Ideológico e de Educação, Ciência, Cultura e Esportes do Partido, que até então eram coordenados por José Ramón Balaguer, outro histórico da revolução cubana.
Após a vitória revolucionária de 1º de janeiro de 1959, quando tinha apenas 14 anos de idade, Lazo aderiu ao processo liderado por Fidel Castro, começou a militar na Associação de Jovens Rebeldes e em 1963 iniciou sua militância no PCC.
Nos últimos anos, durante o governo de Raúl Castro, Lazo assumiu uma imagem pública de maior relevo liderando algumas das delegações oficiais que representaram a ilha em cúpulas internacionais e cerimônias de posse presidenciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog