sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Murade Murargy Secretário da CPLP deverá visitar a Guiné Equatorial


Secretário executivo da CPLP visita a Guiné Equatorial
Da Redação,

O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o diplomata moçambicano Murade Murargy, está a efetuar uma visita de quatro dias à Guiné Equatorial, a convite do presidente deste país, Teodoro Obiang.


Malabo - O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o diplomata moçambicano Murade Murargy, ex-embaixador em Brasília, está a efetuar uma visita de quatro dias à Guiné Equatorial, a convite do presidente deste país, Teodoro Obiang, noticiou a rádio RFI.

A Guiné Equatorial está associada à CPLP com o estatuto de país observador desde 2006, não tendo obtido até ao momento a condição de membro pleno da organização lusófona.

Embora as línguas oficiais da Guiné Equatorial tenham sido, até recentemente, o espanhol e o francês, o presidente Teodoro Obiang anunciou em Julho de 2007 a decisão governamental de adoptar o português como terceira Língua do país de modo a tornar-se membro de pleno direito da CPLP.

Com o estatuto de país observador desde 2006, a Guiné Equatorial depositou o seu pedido formal de adesão em 2010, mas os estados membros da organização não chegaram ainda a uma decisão favorável à pretensão equato-guineense.

Apesar de ser um dos países com maior renda per capita do continente africano, devido à exploração de petróleo e gás, a maioria da população vive em situação de pobreza e o governo do presidente Teodoro Obiang é considerado ditatorial por diversas entidades, que acusam o regime de Malabo de repetidas violações dos direitos humanos.

A visita do secretário-executivo da CPLP à Guiné Equatorial está a ser vista como um importante passo de aproximação às pretensões deste país se tornar membro de pleno direito da organização.

Em recentes declarações, Murade Murargy disse que a Guiné Equatorial tem feito progressos, demonstrado "uma abretura grande" e que "deve sair do isolamento".





CCA - Portugal Digital - Ano X - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog