domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sergipe recebe 10 mil livros da Fundação Biblioteca Nacional




Sergipe recebe 10 mil livros da Fundação Biblioteca Nacional



As bibliotecas públicas de Sergipe receberão até o final do mês de março um montante de 10 mil livros que foram fornecidos pelo Ministério da Cultura (MinC), através da Fundação Biblioteca Nacional. A doação está sendo feita a todos os estados do país, mas apenas quatro, incluindo Sergipe, foram contemplados com esse expressivo número de títulos; os demais receberam cinco mil livros.

Os dez mil exemplares estão na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), em Aracaju, e estão sendo selecionados para, posteriormente, serem entregues as 85 bibliotecas públicas espalhadas pelo estado. “Esse é mais um reflexo do bom relacionamento que o Governo de Sergipe tem com Brasília, e mais especificamente, com o Ministério da Cultura. Um relacionamento que só tem trazido bons frutos para a política cultural executada na gestão do governo Marcelo Déda”, frisa a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino.

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e diretora da BPED, Sônia Carvalho, um encontro com os gestores de Educação e Cultura e diretores das bibliotecas públicas será agendado para que eles saibam como inserir esses livros na realidade das suas cidades.

“Neste encontro faremos a distribuição dos livros e teremos uma conversa através da qual esses gestores irão se comprometer a dotar um espaço dinâmico e alternativo para esse acervo, afinal, o objetivo da doação é manter as bibliotecas atualizadas e passar a informação para a comunidade”, destaca.

Entre os títulos estão muitos livros infantis de temas diversos, como folclore e meio ambiente, além de gibis. Já na parte adulta, é grande o número de exemplares sobre arte e fotografia, clássicos da literatura nacional, romances, auto-ajuda, além de temas bastante específicos como logística, meio ambiente, história do Brasil e muitos outros.

Para a bibliotecária Mirian Elorza, da Biblioteca Pública Epifânio Dória, esses livros acrescentarão bastante às comunidades que irão recebê-los. “Acredito que principalmente a literatura infantil, pois é algo muito solicitado entre os municípios”, completa.

Mirian destaca que os critérios para seleção dos livros que serão enviados às bibliotecas serão variados. “Algumas bibliotecas receberam recentemente kits de livros que contam alguns desses títulos, por isso faremos uma seleção bastante criteriosa para que nada vá repetido. Além disso, algumas obras mais específicas devem ir para bibliotecas de cidades pólo, com um número maior de usuários”, finaliza.

por Agência Sergipe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog