sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 15 de fevereiro

Nise Silveira
Em 15 de fevereiro de 1905 - Nasceu Nise da Silveira, psicoterapeuta, médica psiquiatra e militante do PCB.(video acima uma encenação sobre a vida de Nise da Silveira)
Em 15 de fevereiro de 1909 - Nasceu Miep Gues amiga de Anne Franck que lhe guardou o Diário durante a Segunda Guerra.

Irena Scendler
Em 15 de fevereiro de 1910 - A ativista e enfermeira Irena Scendler conseguiu esconder e salvar milhares de vida no Gueto de Varsóvia.
Ricardo Rangel
Em 15 de fevereiro de 1924 - Nasceu o fotojornalista e fotógrafo moçambicano Ricardo Rangel.
Em 15 de fevereiro de 1931 - O avante foi o Jornal comunista clandestino que em todo mundo, durante mais tempo, foi sempre produzido no interior de um país dominado por uma ditadura fascista. De 15 de fevereiro a 25 de abril de 1931, o Orgão Central do PCP orientou e mobilizou as lutas de classe operária e de todos os trabalhadores em pequenas e grandes batalhas contra o capital, contra o regime de Salazar. O jornal sempre orientou e mobilizou setores democráticos que perfilharam com os comunistas, uma política de unidade, visando derrubar o fascismo e a conquista da liberdade e da democracia.
Em 15 de fevereiro de 1946 - Na greve dos portuários de Santos sob a liderança do PCB - Partido Comunista Brasileiro como forma de boicote  aos navios mercantes da Espanha então submetido ao fascismo franquista.



Nat King Cole
Em 15 de fevereiro de 1965 - Faleceu o cantor norte americano Nat King Cole

Professor Luis Basílio  Rossi da USP
Em 15 de fevereiro de 1973 - A polícia da Repressão, com militares armados prenderam o professor de história da USP, Luis Basílio Rossi, que acabou sendo torturado. Teve a sua casa cercada sua senhora dona Maria Jose Rossi vigiada sem poder ir até a rua.Mas mesmo assim ela conseguiu enviar um bilhete a uma vizinha e começaram uma campanha para salvar o professor o que resultou na Rede de Ação Urgente da Anistia que mobilizou mais de 150 mil pessoas.
Potemkin
Em 15 de fevereiro de 1980 - O filme "Encouraçado Potemkin de Eisentein  proibido no Brasil desde 1967, foi liberado pelo Conselho de Censura brasileira.
Em 15 de fevereiro de 1990 - A Argentina e a Inglaterra reatam relações diplomáticas, rompidas desde as Guerras das Malvinas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog