domingo, 24 de fevereiro de 2013

Situação política diante da doença de Hugo Chaves na Venezuela



Oposição venezuelana escolherá candidato presidencial único
Enquanto se multiplicam os boatos sobre uma possível renúncia de Hugo Chávez por motivos de saúde, a opsoição já articula uma candidatura

Xamã indígena conduz ritual para pedir pela saúde do presidente venezuelano, Hugo Chávez, em Caracas
Foto: EFE

A oposição venezuelana começará no domingo a escolher um candidato único para eventuais eleições presidenciais, diante da incerteza sobre o estado de saúde do presidente Hugo Chávez, anunciou hoje o dirigente de um partido que integra a Mesa da Unidade Democrática (MUD).

"Vamos começar a escolher um candidato presidencial a partir de amanhã (domingo)", assegurou sem dar maiores detalhes o prefeito metropolitano de Caracas, Antonio Ledezma, dirigente da Aliança Bravo Povo, em um ato de protesto da oposição contra as últimas medidas econômicas anunciadas pelo governo, entre elas a desvalorização da moeda nacional, o bolívar.

saiba mais
Chávez se reuniu com governo por 5 horas e está enérgico, diz Maduro
Notícias sobre Chávez são "insuficientes e irresponsáveis", diz opositor
Dilma diz que quadro de saúde de Chávez não é muito preocupante
"O povo vai ter a absoluta segurança de que haverá um candidato unitário (...), que não seja um candidato que traz em seu discurso adjetivos para desqualificar, para insultar ninguém, como faz (o vice-presidente) Nicolás Maduro", disse.

Embora não tenham confirmado "ainda" o início do processo para a escolha do candidato, fontes da MUD asseguraram à AFP que no domingo a coalizão se reunirá "para analisar temas eleitorais".

Chávez retornou na segunda-feira passada a Caracas, após passar mais de dois meses em Cuba, onde foi operado pela quarta vez para tratar um câncer. Neste tempo, os venezuelanos só o viram em fotos, mas nem sua voz em áudio nem sua imagem foram divulgados.

Enquanto se multiplicam os boatos sobre uma possível renúncia do presidente por motivos de saúde, o governo reiterou que ele continua no comando.

Na noite desta sexta-feira, Maduro assegurou que Chávez continua com uma cânula na traqueia, que o impede de falar temporariamente, mas que se comunicou com o alto comando político "por vias escritas distintas para nos dar orientações" de governo.

Também na sexta-feira, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, afirmou que na próxima semana se saberá "qual é a situação" de Chávez e "se vai poder governar ou não".

Após vários anos sem nomes de destaque, a oposição escolheu como candidato às presidenciais de outubro passado, o governador Henrique Capriles Radonski em primárias inéditas celebradas em fevereiro de 2011. O candidato, no entanto, foi derrotado por Chávez.

Antes de se submeter à cirurgia em Cuba, Chávez pediu aos venezuelanos que votassem em Maduro caso ele ficasse incapacitado para governar, enquanto várias vozes dentro da MUD pediram a nomeação de um candidato para o eventual pleito.

No entanto, Capriles, do partido Primeiro Justiça (PS, social-cristão), que muitos apontam como o candidato escolhido novamente, insiste em que não foram convocadas eleições e que a MUD "está pronta para tomar suas decisões" caso sejam convocadas.

Na semana passada, o instituto de pesquisas Hinterlaces publicou uma das primeiras consultas que considera a possibilidade de novas eleições, avaliando que Maduro venceria Capriles por 14 pontos.

AFP - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog