terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Garota negra é ameaçada de expulsão em escola cristã por não cortar o cabelo



Garota negra é ameaçada de expulsão em escola cristã por não cortar cabelo
Vanessa VanDyke, 12 anos, relatou que sofre bullying devido ao cabelo, mas se nega a cortá-lo Foto: Reprodução
Vanessa VanDyke, 12 anos, relatou que sofre bullying devido ao cabelo, mas se nega a cortá-lo
Foto: Reprodução

O Dia Internacional para a Abolição da Escravatura é comemorado neste dia 2 de dezembro em todo o mundo e busca combater a escravidão e por práticas análogas a esse crime que configuram violações flagrantes dos direitos humanos. Apesar de parecer um problema antigo e já solucionado, formas contemporâneas de escravidão continuam existindo: servidão, trabalho forçado, tráfico de pessoas e de órgãos, exploração sexual, trabalho infantil, casamentos forçados e venda de noivas são alguns dos exemplos citados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Apesar dos esforços de governos e do setor privado, práticas racistas continuam existindo atualmente.

Qual a diferença entre preto, pardo e negro?

Em Orlando, na Flórida - um dos principais pontos de turismo nos Estados Unidos - uma garota negra afirmou que a escola particular onde ela estuda impôs uma escolha: cortar e "arrumar" seus cabelos, naturalmente cacheados, dentro de uma semana, ou então deixar o colégio. A sugestão foi dada por funcionários da escola religiosa Faith Christian Academy. A garota de 12 anos decidiu divulgar o caso à imprensa americana, e na semana passada a instituição decidiu voltar atrás.

 As informações são da agência pública de notícias russa RIA Novosti.​

saiba mais
1955: Negra Rosa Parks se recusa a ceder lugar a um branco nos EUA
MEC cria programa para estimular a formação de negros e indígenas
Ensino da cultura negra ainda sofre resistência nas escolas
Mesmo com avanço pelas cotas, negros enfrentam racismo na universidade
A menina, Vanessa VanDyke, e sua mãe, Sabrina Kent, afirmaram ao site Local10.com que não pretendiam atender ao pedido de cortar o cabelo dela - uma característica que faria parte de sua identidade. A aluna do sétimo ano acrescentou que manteve esse estilo durante o ano inteiro, mas as autoridades escolares relataram problemas com os fios depois que a família reclamou que a garota estava sendo alvo de bullying.

De acordo com o código de vestimenta do colégio cristão, "o cabelo deve ser de cor natural e não pode ser uma distração". As regras internas proíbem estilos como o moicano e visuais raspados nas laterais ou no topo da cabeça, porém não se limita a esses exemplos. Após a polêmica, a instituição afirmou que a garota não será expulsa, mas haverá um encontro com ela e a mãe para se tentar chegar a um acordo.

COTAS, UMA NOVA DISCUSSÃO INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE
Cotas, uma nova discussão Indígenas na universidade
Com a consolidação das cotas étnico-raciais nas universidades brasileiras, nasce uma nova questão: se entrar no ensino superior ficou mais fácil com as cotas, o desafio agora é garantir a permanência do novo perfil de aluno.

Do advogado Luiz Henrique Eloy à recém-formada enfermeira Denize Letícia Marcolino, o Terra conta a história de quatro indígenas graduados na educação superior e as dificuldades enfrentadas para ingressar na universidade.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog