quinta-feira, 17 de março de 2011

Rosa Lobato de Faria a grande homenageada no dia Mundial da Poesia



Desde 2004 que a Comunidade de Leitores das Caldas da Rainha tem vindo a organizar, na Biblioteca Municipal, as comemorações do Dia Mundial da Poesia.
Durante estes anos trouxe às Caldas grandes nomes da Cultura Portuguesa, como, entre outros, Fernando de Mascarenhas, Marquês de Fronteira, os escultores Lagoa Henriques e Carlos Amado, o director do Jornal de Letras, Artes e Ideias, José Carlos de Vasconcelos, a directora da Cinemateca Nacional, Maria João Seixas, os cineastas Fernando Lopes e Perseus Mandillo, Eugénio Lisboa, a historiadora Gabriela Morais, Teresa Belo, esposa do poeta Ruy Belo, e Isabel Breyner Andresen, filha da poeta Sophya de Mello Breyner.

Este ano, a comemoração terá lugar dia 26 de Março, às 15 horas, durante a qual será homenageada Rosa Lobato de Faria, uma escritora de grande versatilidade, que escreveu de poesia, romances, contos infantis, peças para o Teatro e para a Televisão e canções, além de ter participado como actriz em diversas séries e filmes, nos quais foi dirigida pelos realizadores, João Botelho e Lauro António.

No programa participam vários escritores. Do Norte, a homenagem a Rosa Lobato de Faria estará a cargo do Grupo Cultura Viva, de S. João da Madeira, representado por. Magalhães dos Santos, escritor com 12 livros já publicados; da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, representada pela reitora, Susana Silva, que se faz acompanhar por mais quatro elementos da Universidade, Serafim Almeida, Lizete Gomes, Albertino Dias e Conceição Duarte e da Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, de Vale de Cambra, representada pelo director do Museu Biblioteca em Cavião, Pedro Laranjeira, jornalista, escritor com várias obras publicadas em prosa e em verso, também já conhecido dos caldenses pela sua frequente participação em diversas acções culturais organizadas pela Comunidade de Leitores. Estes elementos participarão também com poemas, de sua autoria, na segunda parte do programa.

De Lisboa e Cascais virão oito poetas: David Silva, Francisco José Lampreia, Estefânia Estevens, Carlos Peres Feio, Maria Francília Pinheiro, Ana Freitas, Edite Gil e Jorge Castro. A maioria destes poetas tem livros já publicados e esteve presente em outras iniciativas da Comunidade de Leitores. O escritor Jorge Castro, bem conhecido dos caldenses, desde 2003 já publicou 17 obras em prosa e em verso, recebeu pela sua vasta obra a Medalha de Mérito Cultural da Câmara de Cascais e desde 2004, tem estado sempre presente nas dezanove iniciativas culturais da Comunidade de Leitores. Estes poetas farão a sua intervenção, especialmente, na segunda parte do programa.

A colaboração caldense é, este ano, assegurada pela participação especial do Conservatório de Música das Caldas da Rainha, através do seu Coro Infantil, constituído por 18 elementos – Afonso Montargil, Maria Carolina Pires, Catarina Oliveira, Diogo Barros da Silva, Duarte Fernandes, Inês Francisca Catita, José Pedro Costa, José Vasconcelos, Leonor Tomaz, Maria Carolina Isabel, Petra Tralhão, Rita Costa, Tiago Silva, Tomé Louro, Tomé Sousa, Vitória Fernandes, Ezequiel Costa e Mariana Mortágua – dirigidos pela sua directora, Fátima Cotrim, e do músico finalista João Bernardino, que já colaborou, com muito êxito, em três eventos culturais organizados pela Comunidade de Leitores das Caldas da Rainha.

Cultura


2008 Jornal das Caldas. Edição On-line — powered by Janela Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog