quinta-feira, 8 de março de 2012

Em Pernambuco cinema e poesias no Dia Internaional da Mulher



Cinema e poesia estão nas comemorações do Dia Internacional da Mulher
Mulher



















Imagem: Alexandre Lucena/ DivulgaçãoMulheres Contemporâneas. Imagem: Alexandre Lucena/ Divulgação

Cinema e poesia compõem a programação especial para o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de Março. O Espaço Pasárgada recebe a mostra de curtas “Pensando o Feminino” e o Grupo de Poesia Vozes femininas promove cinco recitais com o tema “A Mulher em Movimento”.



Na programação do Espaço Pasárgada, produções de cineastas pernambucanos que apresentam ao público personagens femininos de diferentes raças, classes sociais e profissões. Além de assistir aos filmes o público vai poder participar de debates após as sessões. A mostra ocorre gratuitamente entre os dias 7 e 9 de março, sempre às 19h, na Rua da União, no Recife, e está divida em três partes, uma em cada dia.



“Mulheres Contemporâneas”, a primeira parte, será composta pela video-instalação “Olhares sobre Lilith”. Dirigida exclusivamente por mulheres, a produção é uma edição imagética dos poemas publicados no livro “As filhas de Lilith”, de Cidra pedrosa. São mais de 20 personages femininas que expõem temas de dor, angústia, sonhos e prazeres. Para compor a mesa de discussão estão a jornalista Geórgia Alves, as cineastas Kátia Mesel e Hanna Godoy, e a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim-Pe), Alessadra Nilo.



Dois documentários estão na programação da segunda parte, denominada “Mulheres Políticas”. São eles “Teresa: Cor na primeira pessoa”, de Amaro Filho e Marcílio Brandão, e “Vou contar para os meus filhos”, de Tuca Siqueira. O debate fica a cargo da cineasta Tuca Siqueira, da artista plástica Teresa Costa Rego e da representante do Cedim-Pe, Margarida Gerônimo.



Finalizando a mostra, a sessão Mulheres de Vanguarda traz a exibição de três curtas. “Clandestina Felicidade”, de Marcelo Gomes e Beto Normal, “Vitrais”, de Cecília Araújo, e “Elisa”, de Alice Gouveia. O debate neste dia é sobre o tema Construção do masculino e feminino no cinema pernambucano. Na mesa, estarão Alice Gouveia, Marília Mendes, Cecília Araújo e Sula Valongueiro.



As poetas do grupo Vozes Femininas – Cida Pedrosa, Mariane Bigio, Silvana Menezes e Susana Morais – prepararam um repertório de poesias que falam da mulher, de corpos e almas, ideias e sentimentos, idiossincrasias do gênero, conquistas e reivindicações ainda em pauta. Três dos recitais que estão no repertório, integram a série de vinte que o coletivo realiza até maio deste ano, no âmbito do projeto “Vozes femininas– a poesia em movimento”. Além dos trabalhos autorais das quatro poetas das Vozes Femininas, estão Dione Barreto, Marina Colasanti, Graça Graúna, Elisa Lucinda, Gerusa Leal, Micheliny Verunschk, Maria do Carmo Barreto Campelo, Lucila Nogueira, Janice Japiassu, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.



As apresentações das poetas ocorrem gratuitamente nesta quarta-feira, às 18h, na União Brasileira de Escritores (Seção Pernambuco, Rua Santana, 202, Recife), e na quinta-feira, às 15h na Prefeitura de Jaboatão, às 17h30, na Universidade Católica do Recife (Rua do Príncipe, 526, Recife), e às 19h30, no Palácio dos Governadores (Prefeitura de Olinda, Rua de São Bento, 123, Varadouro, Olinda).



Da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR





Copyright 2012 - Pernambuco.com
todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização
faleconosco@pernambuco.com

Carregando...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog