terça-feira, 13 de março de 2012

Estudantes realizam manfestações contra a Violência em Rezende-RJ

Hoje é terça-feira, 13 de março de 2012









Plantão da Voz da Cidade










Estudantes realizam manifestação contra a violência

FOTO: CELSO SELLMER



Protesto reuniu dezenas de alunos em frente à faculdade



RESENDE



Unidos na luta contra a violência, mais de 100 estudantes da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) realizaram uma manifestação na quarta-feira, à noite. A mobilização aconteceu nas imediações da faculdade, situada na Avenida Coronel Professor Antônio Esteves, antiga Estrada Resende-Riachuelo, no bairro Morada da Colina, em decorrência dos últimos casos de homicídio na cidade. A Direção da faculdade informou que está atuando junto ao 37º Batalhão de Polícia Militar de Resende e à Prefeitura Municipal em busca de melhorias na segurança da região.

Na terça-feira, Bruno Macedo dos Santos, 25 anos, o ‘Russo’, foi morto com dois tiros na cabeça no seu veículo Audi, no pátio do estacionamento em frente à AEDB. Na noite de segunda, Luciano Quintino da Silva, 36 anos, foi executado a tiros dentro do seu carro Citroën C3, nas proximidades do local, onde ocorreu o segundo episódio.



Os alunos da AEDB e os moradores da região ficaram preocupados com a repercussão dos fatos. Às 19 horas de quarta, os estudantes realizaram uma corrente de oração no estacionamento e um minuto de silêncio em memória às vítimas. Depois, os gritos de paz ecoavam na via chamando a atenção dos motoristas. A avenida ficou repleta de manifestantes e viaturas da PM e da Polícia Civil. A Guarda Municipal também marcou presença com o intuito de manter a ordem no trânsito.



A estudante de Engenharia de Produção Automotiva, Bruna Silva Salgado, 21 anos, disse que deixará de ir para a faculdade com seu automóvel até a situação se normalizar. “Fiquei assustada com a onda de violência e sem opção para estacionar o carro, uma vez que as imediações da instituição de ensino estão vulneráveis. Os locais são bastante movimentados, principalmente nos horários de pico, mas todos estão com a sensação de insegurança. Os dois crimes aconteceram no horário de saída da faculdade em menos de 24 horas, o que deixou os estudantes apreensivos. Pedimos a atenção das autoridades de segurança, do Poder Público e dos diretores da AEDB para ações preventivas, como melhorias na iluminação e no policiamento ostensivo. Queremos paz!”, reivindicou. Pâmela Santos, 22 anos, também do curso de Engenharia, complementou dizendo que a maior frequência das rondas policiais pode inibir as ações criminosas.



Rubem de Oliveira Neto, 18 anos, aluno do curso de Ciências Biológicas, enfatizou que os moradores da Morada da Colina estão assustados com a sequência de delitos. “Eu moro no bairro e sinto que os casos recentes afetaram as pessoas. Minha mãe fica preocupada com a ida para a faculdade. Tenho um amigo que quer estacionar seu carro em frente à minha casa, porque pensa ser mais seguro”, revelou.



Colegas de Bruno, que cursava o primeiro ano de Logística, disseram que ele trabalhava em uma indústria automotiva e tinha um lavajato. “Eu o conhecia há quase cinco. Era um rapaz trabalhador. Gostava muito de ajudar os amigos e uma das suas características era ser protetor”, lembrou uma amiga.







MAIS SEGURANÇA







Em resposta, o diretor da faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, Antônio Carlos Esteves, lastimou pela violência que assola o País, ressaltando que está tomando providências junto às autoridades competentes. “Três crimes assombraram a região em questão nos últimos tempos. Além dos homicídios ocorridos em menos de 24 horas, houve o caso de um jovem encontrado decapitado em plena área urbana, no mês de janeiro. Estamos estudando possibilidades para dar maior sensação de segurança ao redor da faculdade. A instituição educacional é um ambiente livre para o exercício pleno da cidadania. Na AEDB, existe o circuito interno de câmeras de segurança que traz tranquilidade aos nossos estudantes”, declarou.



De acordo com o comandante do 37º BPM, tenente-coronel Rogério Figueredo de Lacerda, o policiamento já foi intensificado em toda a cidade, principalmente nas áreas mais afetadas pela criminalidade.





© 1999 – 2011. Todos os direitos reservados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog