domingo, 4 de março de 2012

Flexibilização quantitativa







O QUE É FLEXIBILIZAÇÃO QUANTITATIVA ( QE ) ?



Tentando salvar o capital em época de crise







QE = quantitative easing







O maior roubo bancário da história? Mais flexibilização quantitativa = Resgates clandestinos









A Reserva Federal dos Estados Unidos está a preparar-se para realizar outro gigantesco resgate dos grandes bancos, mas desta vez praticamente ninguém nos principais meios de comunicação utilizará o termo “resgate” e portanto o povo americano vai ficar muito menos incomodado. Sabem, uma lição que aprendemos durante a última ronda de resgates bancários foi que, no fundo, no fundo, o povo americano não gosta que o Congresso dos Estados Unidos vote para dar dinheiro aos grandes bancos. Assim, desta vez, os poderes financeiros estabelecidos imaginaram uma forma de contornar a situação.



Em vez de passar pela enorme dor de cabeça de negociar com o Congresso dos Estados Unidos, a Reserva Federal vai pura e simplesmente imprimir dinheiro e dá-lo diretamente aos bancos. Para ser mais preciso, a Reserva Federal vai utilizar um procedimento conhecido como “flexibilização quantitativa” para imprimir dinheiro a partir do nada, a fim de adquirir grandes quantidades de “ativos problemáticos” (como, por exemplo, títulos com garantia hipotecária) aos maiores bancos dos Estados Unidos a um preço muito superior ao do mercado. Há quem já se pergunte abertamente se esta próxima ronda de flexibilização quantitativa não vai ser o maior roubo bancário da história. A maioria dos americanos não vai compreender suficientemente bem estes “resgates clandestinos” para se incomodar com eles, mas isso não significa que não sejam tão maus como (ou mesmo piores do que) a última ronda de resgates. No final, toda a inflação que esta nova ronda de flexibilização quantitativa vai provocar vai ser uma “taxa oculta” sobre todos nós.



Estes novos resgates clandestinos vão funcionar mais ou menos assim….



1) Os grandes bancos americanos têm enormes quantidades de lixo constituído por títulos com garantia hipotecária que não valem praticamente nada e dos quais se querem desesperadamente desfazer.



2) Convencem a Reserva Federal (que é parcialmente detida pelos grandes bancos) a comprar estes “ativos tóxicos” a um preço muito superior ao do mercado.



3) A Reserva Federal cria enormes quantidades de dinheiro a partir do nada para comprar todos esses ativos problemáticos. O público é informado de que toda esta “flexibilização quantitativa” é necessária para estimular a economia dos Estados Unidos.



4) Os grandes bancos são recapitalizados e livram-se de enormes quantidades de títulos hipotecários maus, a Reserva Federal encontra uma maneira de injetar centenas de milhar de milhões (ou mesmo bilhões) de dólares na economia e a maioria dos americanos não fica mais esclarecida.



Mas esta não é a única forma de a Reserva Federal entregar enormes quantidades de dinheiro aos grandes bancos dos Estados Unidos. Num artigo anterior, descrevi de que forma a Reserva Federal empresta enormes quantidades de dinheiro praticamente sem juros aos grandes bancos americanos, que estes melhoram significativamente investindo em títulos do tesouro norte-americano que rendem mais ou menos três por cento. Essencialmente, é uma maneira legal de os grandes bancos americanos fazerem montes e montes de dinheiro grátis.



A verdade é que a Reserva Federal faz tudo o que pode para assegurar que os grandes bancos americanos se mantenham gordos e felizes.



E os bancos pequenos? O que lhes acontece?



Ora bem, a grande maioria dos bancos pequenos não são considerados “suficientemente grandes para resgates” e são abandonados à sua sorte.



Nunca deixem ninguém convencer-vos de que o sistema bancário dos Estados Unidos tem condições iguais de competitividade.



Ao longo das últimas semanas, funcionários da Reserva Federal têm vindo a aparecer e a deixar no ar a ideia de que é muito importante a adoção de “medidas” e a implementação de outra ronda de flexibilização quantitativa para ajudar a estimular a economia dos Estados Unidos.



De fato, durante o seu discurso de sexta-feira, quase se ouvia Ben Bernanke a salivar com a ideia de imprimir mais dinheiro.



Mas ninguém pergunta realmente quem vai ser o primeiro a ficar com todo esse dinheiro que a Fed vai injetar na economia.



A resposta, claro, é óbvia.



Vão ser os grandes bancos – os mesmos bancos que detêm parcialmente a Reserva Federal e que têm uma tremenda influência nas políticas da Fed.



Mas embora tudo isto já seja bastante duvidoso, é assim tão mau para o resto das pessoas que a Reserva Federal resgate os grandes bancos e devolva uma certa estabilidade tão necessária ao sistema financeiro dos Estados Unidos?



Afinal, se o “Foreclosure Gate” (escândalo das execuções hipotecárias) tem potencial para causar uma derrocada financeira de pesadelo, não é melhor que a Reserva Federal intervenha e absorva grandes quantidades desses activos tóxicos?



São questões legítimas.



Sem dúvida que a Reserva Federal tem poderes para intervir e facilitar todos os tipos de problemas a curto prazo cobrindo-os com dinheiro, mas, no final, a impressão de mais dinheiro só vai piorar ainda mais os nossos problemas a longo prazo.



Sempre que se introduz um dólar novo no sistema, todos os outros dólares existentes perdem um pouco de valor.



A introdução de bilhões de dólares no sistema tem o potencial para criar um pesadelo inflacionário.



Já há alguns funcionários superiores da Fed a dizer publicamente que a inflação está “demasiado baixa” e que precisamos de gerar propositadamente mais inflação para “estimular” a economia dos Estados Unidos.



Sim, é tão louco como soa, mas é de fato o que eles estão a propor.



Aparentemente, muitos funcionários superiores da Reserva Federal acreditam honestamente que podem injetar bilhões na economia e aumentar significativamente a inflação sem que daí advenham grandes prejuízos.



Mas mesmo antes da “Flexibilização Quantitativa 2″ ter começado, já estamos a assistir à formação de todo o tipo de pequenas bolhas no sistema financeiro. Por exemplo, neste momento os preços das mercadorias dispararam e em breve isso irá afetar o preço que pagamos pelos alimentos no supermercado.



Já estamos a caminho da inflação grave e a Reserva Federal ainda nem sequer ligou as mangueiras do dinheiro. Portanto, o que vai acontecer quando injetarem mais bilhões na economia?



Imprimir mais dinheiro e dá-lo aos bancos não vai resolver os nossos problemas econômicos. Só vai piorá-los.



Mas, infelizmente, neste caso a opinião dos eleitores americanos não é tida nem achada. A nossa política monetária nacional está nas mãos de um banco central não eleito que faz praticamente o que quer.



Vem aí um pesadelo econômico e é melhor prepararem-se.



The Economic Collapse, 19 de Outubro de 2010



http://www.prisonplanet.com/the-biggest-bank-robbery-in-history-more-quantitative-easing-backdoor-bailouts-for-the-big-banks-without-having-to-go-through-congress.html







--

Partido Comunista Brasileiro

Comite Estadual - SP

(11)3106-8461











Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog