sábado, 10 de março de 2012

mulheres das zonas rurais exortadas a demostrarem habilidades socioprofissionais





Huambo

Mulheres das zonas rurais exortadas a demonstrarem habilidades socioprofissionais



Huambo - As mulheres das zonas rurais do país devem demonstrar suas habilidades socioprofissionais, visando a participação das mesmas no processo de reconstrução nacional.







A exortação foi feita quinta-feira, nesta cidade, pela professora Natália Firmino, do Instituto Médio Agrário (IMA) do Huambo, tendo igualmente aconselhado as referidas mulheres a mudarem de consciência.







A professora do IMA, que dissertava o tema "a vida social da mulher rural do Huambo", durante um debate promovido pelo secretariado local da Brigada Jovem de Literatura para saudar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira, lamentou o facto de muitas mulheres residentes em comunidades rurais não estarem a contribuir activamente nas acções de reconstrução e desenvolvimento do país.







"Infelizmente ainda existem mulheres nestas zonas com certas habilidades, sobretudo no campo agro-pecuário, saúde materna e artesanato que, por razões várias, não estão envolvidas na reconstrução e desenvolvimento do país. Precisamos despertá-las para colocarem ao serviço da nação as suas aptidões e capacidades", referiu.







Natália Firmino reconheceu, entretanto, que a mulher rural continua a enfrentar várias dificuldades, tendo em conta o elevado índice de analfabetismo das mesmas, o que as coloca numa situação de ignorância.







Por sua vez, o responsável da Brigada Jovem de Literatura (BJL) no Huambo, João Lara Hotalala, disse que esta palestra serviu para reflectir sobre a problemática da mulher rural e recolher contribuições validas para inversão do quadro actual das mesmas.







Explicou que actualmente fazem parte da brigada mais de 60 mulheres que desenvolvem as suas habilidades literárias, por intermédio de poesias e textos do estilo romântico.







Foram apresentadas, durante a actividade, as obras literárias " No calar da Noite" e "Coração de Mulher", dos escritores angolanos Aulménides de Cássia Visssuma e de Augusto Salassi Roque Sapengo.
























© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog