sábado, 2 de fevereiro de 2013

Hoje é o Dia de Yemanjá

Canto de Yemanjá - Baden Power
Hoje dia 2 de fevereiro comemoram-se, nos cultos afros como o candomblés e na própria Umbanda, o dia de Yemanjá. Nesta data os terreiro de todo o país oferecem presentes a Deusa do Mar. Mas também há homenagens nos rios e lagos. Os presentes são pentes, espelhos, perfumes e flores depositadas nas águas.

Yao de Yemanjá
Temos aí, uma Yaô de Yemanjá. Observe as cores azul e branca, os adptos ocupam grandes extensões do litoral para cultuar a deusa do mar.

Temos aí a saida da camarinha de uma filha de Yemanjá

Yemanjá é uma deusa africana, dona da desembocadura dos rios e do encontro das águas dos rios com o mar. YEYE (Mamãezinha); OMON(filho, filha); EJA (Peixe).
Aparece sob várias personalidades; a mais antiga é Iyá Sagba, que quer dizer, A Mãe que passeia sobre as ondas; Iyá Ogunto, no Brasil Ogunté, Iyá Susure, Aynu, Iyá-ru, Kaiá (Angola), Iya Sesu, Iyá Masemale.
Na figua acima temos a  figura de Yemanjá com o Abèbè = o leque em metal branco com figura de peixe ou sereia.
A saudação ao santo  é ODÒYÁ que significa ODO (RIO) YA (Mãe), ou Mãe do Rio.
Outra saudação  é ODÒFÉ AYÀGBA (Amada Senhora do Rio)

No Brasil é Orixá do mar e considerada a mãe de todos os orixás, representa a gestação e a procriação.

A cantora Maria Betania - E o canto a Yemanjá
O feitiche é a pedra branca marinha  (abebe), fica no melem terrina de louça branca ou prato nagé branco.
No Sincretismo religioso vê-a como Nossa Senhora, da Candeia, dos Navegantes da Conceição

Em Keto a iniciação, tem carneiro, galinha branca doburu, akarajé, akasà, ebô, mel vinho branco, farofa branca e amarela.

A cultura afro-brasilera e africana, faz parte da diversidade cultural deste país. E a intelectualidade deste país ajudou a propagar através da poesia, da música de leitura de um povo, que veio para o Brasil trabalhar, e foram aqui escravizados. Mas a unidade religiosa, permitiu que essa população continuasse unida, na construção de uma força que todos chamam de "AXÉ".




Manoel Messias Pereira
professor de História
especialista em africanidade

Um comentário:

  1. Eu acredito na yemanjá,já fiz pedidos e fui atendida,ela na minha vida e uma grande amiga.Sempre me houve me consola e seca minhas lagrimas para eu não chora por coisa inutes e que so vai atrapalha minha vida.Minha santa yemanjá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog