sábado, 7 de dezembro de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 7 de dezembro

Revolta de Queimados
Estado de Espirito Santo
Em 7 de dezembro de 1849 - Revolta de Queimados, quando cinco negros após serem presos, conseguem fugir, sem que houvesse arrobamento na cadeia. E essa fuga foi atribuída a um milagre de Nossa Senhora da Penha. Os negros fugiram para a mata do Mestre Álvaro e da Mochuara e construíram um quilombo na região de Cariacica. Elisiário tornou-se uma lenda cognominado de Zumbi da serra.
Noam Chomsky

Em 7 de dezembro de 1928 - Nasceu Noam Chomsky, linguista e ativista político norte americano
Getúlio Vargas

Em 7 de dezembro de 1940 - O presidente brasileiro Getúlio Vargas promulga o Código Penal Brasileiro

Em 7 de dezembro de 1967 - Teve inicio a Reunião Final do VI Congresso do Partido Comunista Brasileiro - PCB na ( ilegalidade).
Giovanni Enrico Bucher
embaixador da suiça - sequestrado
Em 7 de dezembro de 1970 - O embaixador suiço Giovanni Enrico Bucher, no Rio de Janeiro foi vítima de um sequestro organizado por militantes da Ação Libertadora Nacional - ALN e Vanguarda Popular revolucionária (VPR), para ser trocado por presos políticos detidos pela ditadura militar brasileira.
Joaquim Pires Cerveira
(1923 +1973)
João Batista Rita Pereda
(1948 +1973)
Em 7 de dezembro de 1973 - Ficamos cientes dos desaparecimentos, de Joaquim Pires Cerveira e João Batista Rita Pereda, conforme os processos do Conadesp numeros 7833 e 7691. Joaquim Pires Cerveira foi major do Exército brasileiro, vereador pelo PTB no Paraná, fundador da Frente de Libertação Nacional (FNL) e Joao Batista Rita Pereda, comunista após o golpe de estado contra Salvador Allende no Chile, pediu asilo na embaixada da Argentina em Santiago. Era um solicitante de Asilo portanto protegido pela ACNUR, ambos foram sequestrados  em Buenos Ayres, numa operação coordenada entre o Adido do exército brasileiro em Bueno Ayres e o Serviço de Inteligência militar e Polícia Federal da Argentina. João Batista foi visto com Joaquim Pires Cerveira no DOI CODI do Rio de Janeiro. Depois disto estão como (Desaparecidos Políticos)
Plínio Salgado
fascista brasileiro - conhecido como integralista
anti-comunista

Em 7 de dezembro de 1975 - Faleceu Plínio Salgado o jornalista, escritor, fascista brasileiro, anti-comunista conhecido como integralista, ou galinha verde.Acima um vídeo pra ilustrar essa aberração humana.


Em 7 de dezembro de 2004 - Aprovado o Parecer do Conselho Nacional da Educação CNE/CEB, n.36/2004,  que propõe a reformulação da resolução CNE/CEB 01/2000, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
Em 7 de dezembro de 2011 - Aprovado o Parecer do Conselho Nacional da Educação CNE/CEB, n.14/2011, que estabelece o atendimento da Educação escolar de crianças, adolescentes e jovens em situação de itinerância.
filme Nha Fala


Em 7 de dezembro de 2011 - No auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, as 19:horas , foi exibido o filme Nha Fala, Direção de Flora Gomes (Guiné-Cabo Verde), 2002. Após leitura de eliane Lourenço de Lima Reis, Pós Colonialismo, identidade e mestiçagem cultural, e a literatura de Wole Syinka.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog