domingo, 12 de setembro de 2010

Matemático brasileiro ganha o Prêmio Balzan

Jacob Palis
Professor Titular do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa)


O matemático brasileiro Jacob Palis, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro é um dos vencedores do Prêmio Balzan de 2010.
Shinya Yamanaka(japones)
Vencedor do Prêmio na área de Biologia

Carlos Ginzburg (Italiano)
vencedor do Premio na área de história

O professor brasileiro divide o Premio com o japones de biologia, o italiano em história e ainda o alemão Manfred Bauneck da Universidade de Hamburgo.

Palis, foi indicado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e foi escolhido por seus estudos na área de Sistemas Dinamicos, é a primeira vez que um brasileiro recebe o prêmio cujo o valor é de 750 mil francos suiços correspondente a R$1,2milhão para cada ganhador. A metade deste prêmio deverá ser investida em pesquisa científica, preferencialmente incentivando os jovens talentos.

A Fundação Nacional Balzan com sede em Milão e Zurique, busca todos os anos destacar àreas emergentes da pesquisa. A instituição foi criada pela familia do jornalista itliano Eugênio Balzan. A cada ano o prêmio é concedido a diferentes áreas. Este ano foram premiados os estudos de teatro, a história européia, a biologia e a matemática.

Em 2011, os temas serõ história antiga, estudo do iluminismo, biologia teórica e os primôrdios do universoembro em Roma. Na semana anterior, na mesma cidade o nosso matemático receberá outra honraria importante ao ingressar nos quadros da Academia dei Lincei, a mais antiga Academia da ciencia em atividade no mundo.

O professor Jacob Palis, é graduado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro 1962, Mestre e Doutor pela Universidade da Califôrnia é presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciência do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).


Tela da Reflexão


Quando voltamos o nosso pensamento ao jovem, que se quer estudar e mostra o talento para isto.Seja bem vindo o Prêmio ao Brasil e ao investimento na juventude, o nosso maior tesouro.


Manoel Messias Pereira
professor de história
A premiação será no dia 19 de nov

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog