segunda-feira, 14 de março de 2011



O Poeta Thiago de Mello ressaltou, durante evento em Manaus, a importância de iniciativas individuais para ampliação da coleta seletiva e redução do uso de plástico na vida das pessoas



O poeta Thiago de Mello e outros membros do Conselho Municipal de Política Cultural fazem a entrega simbólica de garrafas plásticas no Espaço Pet (Divulgação)

O poeta Thiago de Mello, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Manaus, realizou na manhã deste domingo (13) a entrega simbólica de garrafas plásticas no Espaço Pet, do Parque dos Bilhares na Zona Centro-oeste de Manaus, depois de participar de um café de manhã, com os demais membros do conselho, que também levaram doações.

A manhã cultural em prol do meio ambiente teve a finalidade de chamar a atenção para a necessidade de pequenos gestos como o da coleta seletiva na contribuição para um ambiente mais puro e preservado.

“Ao evitar que o plástico vá para os rios e igarapés, estamos contribuindo com uma pequena semente para esse processo”, explicou o poeta e escritor.

Espaço Pet
O Espaço Pet foi criado no ano de 2010 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).Ele já recebeu mais de 10 mil embalagens plásticas, com uma média de 1,5 mil garrafas mês, que são reaproveitadas em projetos da própria Prefeitura de Manaus, a exemplo da decoração natalina feita à base de pet, ou doadas a associações de catadores que trabalham em Manaus.

O gestor de Parques da Semmas, Edson Marques, lembrou que a determinação do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, é de que cada parque de uso público em Manaus tenha o seu Espaço Pet.

Arte e meio ambiente
Thiago de Mello ressaltou a importância de iniciativas individuais para a redução do uso de plástico na vida das pessoas. "O plástico impede a respiração do ser vivo e temos milhares de quilômetros no oceano cobertos por esse material", lembrou o poeta, que aproveitou a ocasião para fazer a leitura de um poema que foi declamado durante a 15ª Conferência do Clima em Copenhague, sobre o pacto de amor à floresta.

O Conselho Municipal de Política Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura, é composto por 18 integrantes, sendo oito representantes dos diversos segmentos da cultura local (teatro, dança, literatura, artes plásticas, etnias, música, projetos especiais e artes visuais) e oito ligados a órgãos municipais vinculados à cultura, além da presidência e secretaria executiva.

O conselho tem como missão formular políticas públicas culturais para a cidade, com base nos pilares da produção, criação e formação cultural.

O secretário executivo do conselho, Jaime Pereira, explica que a questão ambiental vem sendo introduzida, sempre que possível, na pauta das reuniões do colegiado.

“Ao tomarmos conhecimento na última reunião, sobre o Espaço Pet consideramos oportuna a vinda ao parque para conhecermos de perto a iniciativa e colaborar com o trabalho”, disse ele, referindo-se à importância de não se jogar lixo nas ruas e consequentemente nos igarapés de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog