sábado, 13 de abril de 2013

Movimentos sociais realizam no Brasil Fórum Pela Paz na Colômbia



Movimentos sociais realizam no Brasil Fórum Pela Paz na Colômbia

A cidade de Porto Alegre receberá, entre os dias 24 e 26 de maio, a primeira edição do Fórum pela Paz na Colômbia. O evento, organizado por movimentos sindicais, sociais e populares da Colômbia e do Brasil, tem o objetivo de debater e influenciar o atual processo de diálogo entre o governo do país vizinho e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).



As negociações para a paz foram retomadas pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos em outubro do ano passado. A primeira reunião entre as partes ocorreu na Noruega. Quem está representando o governo é o ex-vice-presidente Humberto de la Calle, pelas Farc, o principal interlocutor é Iván Marquéz.

Atualmente, as reuniões têm sido realizadas em Havana. Os guerrilheiros e o governo debatem uma pauta com cinco grandes pontos, dos quais o principal é a reforma agrária – reivindicação histórica da Farc.

A principal entidade que está organizando o Fórum pela Paz na Colômbia é a Marcha Patriótica, que reúne milhares de entidades e movimentos sociais do país vizinho, como associações camponesas, a Federação de Estudantes Universitários e o Partido Comunista da Colômbia.

No Brasil, o comitê organizador do evento foi formado no dia 24 de janeiro deste ano e é composto por centenas de entidades – como MST, CUT e CPERS – e alguns partidos políticos registrados, como PSOL e PCdoB, e outros ainda não formalizados, como o Partido Comunista Revolucionário.

A maioria das atividades acontecerá na Assembleia Legislativa, que cedeu seus espaços para o evento. O ato de abertura ainda depende da liberação do auditório Dante Barone. Se o espaço não estiver disponível, a inauguração deverá ocorrer no auditório do Sindibancários. O ato de encerramento ocorrerá no plenário da Câmara Municipal. Os organizadores do evento se reunirão no dia 17 de abril com o governador Tarso Genro (PT) e estão agendando, também, um encontro com o prefeito José Fortunati (PDT).

Já estão confirmadas as presenças da ex-senadora colombiana Piedad Cordoba, da senadora e sindicalista Gloria Ines Ramires, o deputado nacional Iván Cepeda, e de pelo menos dois deputados da União Europeia. A organização do evento prevê que centenas de lideranças sociais e políticas da Colômbia, da Venezuela, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai também compareçam ao fórum.

Para obter informações sobre o evento: forumpelapaznacolombia

..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog