quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Antonio Calado

Em 26 de janeiro de 1917 - Nasceu Antonio Callado, jornalista, escritor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras.(falecido).


Em 26 de janeiro de 1931 - Mahatma Gandhi, foi libertado da prisão a fim de dialogar com o governo indiano.


Chico Cesar


Em 26 de janeiro de 1964 - Nasceu Chico Cesar, cantor e compositor brasileiro.


Monumento em homenagem ao sargento brasileiro, Manoel Raymundo Soares

Em 26 de janeiro de 1965 - Foi expulso do Exército brasileiro, o Sargento Manoel Raymundo Soares, por suas convicções políticas, contrárias aos governantes militares que implementaram o Golpe de 1964 no poder político brasileiro. Como militante anti-fascista, Manoel foi preso em 11 de março de 1966 pelo DOPS em Porto Alegre, depois de um contato com o policial Edu Rodrigues (agente infiltrado) Sua prisão foi por ordem de III Exército sobre o comando de Orlando Geisel, conforme informações do Superior Tribunal Militar. Foi assassinado pelo próprio exercito em 24/08/1966.


Em 26 de janeiro de 1983 - Os crimes contra a Segurança Nacional, passou do DEOPS para a Policia Federal.Em território brasileiro. Há quem afirme, que isto ocorreu devido a oposição que cresceu em diversas unidades da federação.


Mia Rose

Em 26 de janeiro de 1988 - nasceu a cantora inglesa Mia Rose.


Em 26 de janeiro de 1994 - O presidente angolano, o Engenheiro José Eduardo dos Santos, denunciou o envolvimento das forças sul-africanas em ações militares no seu país. Denúnica feita numa Carta ao secretário-geral da ONU, o egípcio Boutros Ghali.


Em 26 de janeiro de 2001 - Realizou-se em Porto Alegre o 1.Forum Social Mundial. Com o lema "Um outro mundo é possível".


Em 26 de janeiro de 2005 - O movimento do Hamas (partido), venceu as eleições na Palestina com 50% dos votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog