sábado, 28 de janeiro de 2012

Bate Papo Cultural sobre a Lei 10639/2003 em Rio Claro-SP





37° Bate Papo Cultural









Créditos da Foto: Divulgação

Dia 30 de Janeiro, segunda-feira, às 20h, no Arquivo –

No mês de Janeiro de 2012, o Arquivo retoma o debate sobre a Lei n°10.639/2003. A proposta é promover a reflexão acerca da implementação dessa Lei no cenário nacional e discutir com os participantes os avanços e obstáculos deste processo em Rio Claro.

Esta Lei, que faz parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), versa sobre a introdução de conteúdos referentes à história da África, da Cultura Africana, da Cultura Afro-Brasileira e da contribuição dos afrodescedentes na cultura, economia e sociedade brasileira, debatendo também as relações raciais no Brasil.

Os aspectos apresentados sobre a Lei 10.639/03 são resultados da sistematização de documentos oficiais existentes na Secretaria de Politicas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e trata dos dados relacionados ao cenário nacional mostrando o que está sendo feito e o que ainda temos como desafios futuros.

O objetivo é discutir e comparar materiais utilizados, formações oferecidas, técnicas utilizadas, resultados alcançados, dentre outros focos de análise suscitados pelo debate.

Sobre a convidada:

Mércia Consolação Silva é socióloga formada pela Universidade de São Paulo – USP onde também defendeu o mestrado em Ciência Política. Tem mais de dez anos de experiência em coordenação de programas e pesquisas nas temáticas de direitos humanos e do trabalho. Especializada em questões de gênero e raça, vem trabalhando com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT desde 2002. Entre 2006 e 2007 esteve em intercâmbio profissional, à convite do Departamento de Estado Americano, na capital dos Estados Unidos, Washington DC, em um programa especial da Fulbright. Atuou no programa Geração Muda Mundo da Ashoka avaliando o impacto do programa nos jovens. Trabalhou no processo de sistematização dos materiais enviados pelas universidades e conselhos estaduais de educação e secretarias municipais de educação quanto ao cumprimento da Lei 10.639/03. Atualmente é consultora do IBEAC para a pesquisa sobre implementação desta lei no município de Guarulhos.

Sobre o Batepapo Cultural:

O Batepapo é um evento mensal realizado pelo Arquivo Público em parceria com a Secretaria de Cultura e a Universidade Estadual Paulista – UNESP que promove em Rio Claro o encontro entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e a comunidade, sempre com a motivação de apresentar um outro olhar para a realidade, como novos desafios a serem aprendidos. A proposta é possibilitar, por meio desses espaços de diálogo, a identificação e compreensão dos diferentes temas que estão sendo estudados, pesquisados e debatidos, e permitir que esse contato nos provoque a construir uma história diferente, onde aprendamos a nos posicionar como agentes do nosso dia a dia.

Mediação: Prof. Dr. Romualdo Dias (Depto de Educação – UNESP – Rio Claro).

Será fornecido certificado de participação.

O 37º Batepapo Cultural será no dia 30 de Janeiro, segunda-feira, às 20h, no Arquivo – Rua 6 nº3265 Alto do Santana. Fone: (19)3522-1938

Mais informações no site: www.aphrioclaro.sp.gov.br











Todos os direitos reservados a www.canalrioclaro.com.br - Proibida cópia total ou parcial do conteúdo deste site sem devida autorização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog