sábado, 28 de janeiro de 2012

Palestinos e israelitas continuam afastados



Palestinos e israelitas continuam afastados
27 de Janeiro, 2012


Os cinco encontros exploratórios entre Israel e Palestina que tiveram lugar na Jordânia, para examinar a possibilidade de retomar as negociações de paz, terminaram sem resultados tangíveis. “O quinto e último encontro exploratório foi concluído sem resultados porque Israel não deu um só passo rumo a uma retomada formal das negociações de paz”, afirmou uma fonte liga à Palestina.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou que vai à região na próxima semana para animar as duas partes a comprometerem-se decisivamente com o processo de paz e criar uma atmosfera positiva.
Um dirigente da autoridade palestina declarou à AFP após a reunião realizada em Amã, que “podemos dizer que o resultado de todos estes encontros é nulo, porque Israel não deu um só passo para retomar as negociações de paz. A última reunião era uma boa possibilidade, e não haverá mais reuniões exploratórias com a parte israelita”. “Nenhuma das reuniões com Israel desembocou num resultado positivo, pela rejeição de Israel de deter a colonização na Cisjordânia”, completou o dirigente palestino.

O ministro jordano das Relações Exteriores, Nasser Jawdeh, qualificou de “claras e sérias” as reuniões exploratórias israelo-palestinas e disse ainda que não há reuniões na próxima semana entre palestinos e israelitas para avaliar os resultados e os meios de passar para a etapa seguinte.
Os encontros “exploratórios” de Amã são os primeiros em público entre as duas partes desde o fim das negociações de paz em Setembro de 2010.
O Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU) convocou em 26 de Outubro as duas partes a apresentarem as suas posições sobre o traçado das fronteiras e a segurança no prazo de três meses.
Os negociadores palestinos consideram que o prazo expirou ontem, enquanto Israel afirma que fica marcado para o dia 3 de Abril. As últimas detenções feitas por Israel agravaram o quadro.













Copyright 2009 Jornal de Angola - Todos os direitos reservados
publicado em 27/01/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog