domingo, 29 de janeiro de 2012

ILê Aiyê escolhe Deusa do Ébano 2012

Habemus Rainha: Ilê Aiyê escolhe Deusa do Ébano 2012 em noite de beleza e talentos

.
Texto: André Santana (Redação Correio Nagô)

Fotos: André Frutuôso (Ascom / Sepromi)






Beleza de sobra. Assim pode ser definida a noite de ontem, 28, no bairro da Liberdade quando o bloco afro Ilê Aiyê realizou a 33º Noite da Beleza Negra, na Senzala do Barro Preto, Curuzu. A maior concentração de gente bonita por metro quadrado foi palco de um dos mais disputados concursos: a escolha da Deusa do Ébano, rainha do bloco, que conduzirá os foliões durante o Carnaval 2012 e representará para o mundo a força da cultura negra na Bahia.

A Noite foi de consagração para Edjane dos Santos Nascimento, administradora de 27 anos, escolhida a “Mais Bela entre as Belas”. Na disputa, beleza é um dos critérios, mas também é preciso ter carisma, conhecimento da história do bloco e consciência negra. Edjane mostrou tudo isso, bailou e encantou a todos. A torcida foi fervorosa, o que tornou a festa uma noite de apreensão e curiosidade. Passava das 3h da manhã de domingo quando a nova corte negra foi coroada. Quem também irá reinar no Carnaval do Ilê Aiyê serão Sueli dos Santos (2º lugar) e Juliana Silva Conceição (3º), mas todas revelavam pertencer as mesmas beleza e dignidade exigidas para o posto. Além de prêmios em dinheiro, presença garantida nas turnês da banda e o orgulho de reinar entre tantas beldades. Destaque para a majestosa apresentação de transição da Deusa do Ébano 2011, Lucimar Cerqueira.




Música e política – O movimento era intenso na Ladeira do Curuzu, desde cedo. A festa já começou com a exaltação da beleza que há na música negra espalhada no mundo. Com um show cheio de referências da black music universal, Dão abriu a pista de dança. O cantor deu espaço aos tambores e ala de canto da banda Aiyê, trilha sonora para o desfile das doze candidatas. Houve ainda o samba de Arlindo Cruz e a participação do rapper paulista Criolo, destaque da música brasileira. Ele cantou “Que bloco é esse?”, acompanhado da percussão, em uma mostra do clipe realizado para o projeto da Petrobras de valorização dos blocos afro baianos em sintonia com as revelações da nossa música, como Criolo e Emicida. Veja clipe

Beleza e talento também esbanjaram da platéia. Entre lindas mulheres e homens estilosos, desfilaram estrelas das artes e da música, como Aloísio Menezes, Márcia Castro, Juliana Ribeiro, Lazinho (de volta à banda Olodum), Adailton Poesia (compositor das músicas campeãs do Carnaval 2012 do Ilê Aiyê e Olodum), os atores Jorge Washington e Luiz Miranda e o sempre ‘novo baiano”, Moraes Moreira.

A Noite do Ilê também foi concorrida por políticos. Além de autoridades como o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, o secretário Municipal da Reparação, Ailton Ferreira e os secretários estaduais Elias Sampaio (Sepromi) e Albino Rubim (Cultura), parlamentares marcaram presença. Entre eles, os vereadores Gilmar Santiago e Moisés Rocha e os deputados federais, Valmir Assunção e Nelson Pelegrino, este último integrando o júri da disputa.

Uma parceria entre a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) , a TVE Bahia e o Correio Nagô garantiu a transmissão ao vivo de toda a festa, pela televisão, internet e pelas redes sociais. Durante todo o evento, fãs do Ilê Aiyê puderam enviar mensagens, comentários e sua torcida. Confira as fotos de Luciane Reis (Correio Nagô) e André Frutuôso (Sepromi). Aqui
Exibições: 60

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog