sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cuba deve avançar na consolidação dos direitos aos homossexuais




Cuba deve avançar na consolidação de direitos aos homossexuais, diz Mariela Castro
Por Radio Agência ANP


Cuba deve avançar na consolidação dos direitos da comunidade LGBT – Lésbicas, Gays, Bisexuais e Transexuais – este ano. Essa é a expectativa da diretora do Centro Nacional de Educação Sexual de Cuba, Mariela Castro. A filha do presidente Raúl Castro disse confiar que a Conferência do Partido Comunista Cubano, no dia 28 de janeiro, “ajude a definir explicitamente uma política de não discriminação por orientação sexual e identidade de gênero”.

Em entrevista ao site CubaSí, na última segunda-feira (16), Mariela ressaltou que os preconceitos precisam ser desarticulados para que se aprove as reformas no Código da Família. Essas mudanças garantiriam a legalização da união estável entre homossexuais, além de permitir a troca de identidade legal para os transexuais, sem necessidade de intervenção cirúrgica.

O Estado cubano garante desde 2007 o procedimento de mudança de sexo, tendo realizado até o momento 15 cirurgias.

Outras políticas mencionadas pela cubana são as campanhas educativas e midiáticas de combate à homofobia e a celebração do Dia Internacional contra a Homofobia, no dia 17 de maio. Nesta data, em 1990, a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade de seu catálogo de doenças mentais. No entanto, Mariela reitera a necessidade de se avançar neste tema em Cuba.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.


Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog