terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Secretário do Partido Comunista dos Trabalhadores Húngaros(MUNKÀSPART) tem reunião com dirigentes do PCB em Budapeste






Secretário-Geral do Partido Comunista dos Trabalhadores Húngaros (MUNKÁSPÁRT) tem reunião com dirigentes do PCB, em Budapeste
23 Janeiro 2012
Classificado em Internacional - Unidade Comunista

Crédito: PCB

Em recente visita de trabalho (missão de pesquisa e apresentação de trabalho acadêmico) à Hungria, os camaradas da CPN/CC do PCB, Milton Pinheiro e Sofia Manzano, mantiveram contato com o Partido Húngaro e foram recebidos em reunião pelo Secretário-Geral do MUNKÁSPÁRT, Gyula Thümer, quando tiveram uma proveitosa reunião.

A Hungria é um histórico país das lutas revolucionárias pelo socialismo desde o século XIX. Foi na terra Magyar que, com a liderança de Béla Kun, ocorreu a segunda revolução socialista da Europa, em março de 1919. Essa revolução levou ao poder os trabalhadores sob a vanguarda dos comunistas, criando a República Soviética da Hungria, tendo como comissário da cultura, o mais importante filósofo marxista do século XX, Giorg Lukács.

Todavia, o poder dos sovietes húngaros foi derrotado pelas tropas do obscurantismo e a revolução teve vida curta no seu primeiro momento.

Mas, após a segunda guerra mundial, com o apoio do Exército Vermelho, os trabalhadores húngaros e a sua vanguarda, os comunistas (herdeiros das lutas de Béla Kun), voltaram ao poder. Tivemos a partir daí, a consolidação de uma nova perspectiva socialista, que governou a Hungria por mais de 40 anos, quando foram construídas a socialização do poder político e da economia, através da vanguarda comunista e da liderança de János Kádár.

No entanto, ao romper da década de 90 do século passado, a Hungria passou por um processo de contrarrevolução capitalista, quando os trabalhadores e a sua vanguarda foram derrotados. Hoje, o país de Giorg Lukács e Estevão Mészáros, está empobrecido e com graves problemas sociais, onde os trabalhadores vivem o pior momento da sua história recente.

A reunião entre os dirigentes do PCB (Milton Pinheiro e Sofia Manzano) e o Secretário-geral, Gyula Thümer (que foi conselheiro do histórico revolucionário János Kádár e que está nessa função há 20 anos), discorreu sobre a conjuntura húngara, a questão da União Européia, as lutas dos trabalhadores, e sobre a organização e as ações do Partido.

Ele ouviu dos nossos camaradas, uma análise da crise e das lutas sociais, a partir das formulações do PCB, e uma breve exposição sobre o Partido na sua reconstrução revolucionária.

Gyula Thümer é um destacado líder e intelectual na Hungria e na Europa, seu recente livro “Az elsikkasztott ország”, sem tradução entre nós, trata-se de um acurado estudo sobre seu país após a contrarrevolução capitalista, obteve grande repercussão e já se encontra numa segunda edição, com grande tiragem.

O MUNSKÁPÁRT é herdeiro do Partido que fez a revolução socialista e que governou juntamente com os trabalhadores esse país. É um operador político organizado, sem presença no parlamento, com inserção entre os trabalhadores organizados, que tem uma publicação semanal (A Szabadság) de expressiva tiragem, e um Partido com uma boa estrutura para o seu funcionamento. Neste ano, o MUNSKÁPÁRT está comemorando o centenário do legendário comunista János Kádár, com uma série de atividades por todo o país.

As formulações do Partido Comunista dos Trabalhadores Húngaros se aproximam das nossas, pois eles entendem que a luta é anticapitalista, que é preciso unidade do campo revolucionário, defendem uma prática internacionalista de solidariedade, que é necessário combater o reformismo, pois não há saída possível no capitalismo. Esse bravo e histórico Partido afirma que a Hungria, neste momento, não está vivendo uma situação revolucionária, mas que é preciso se preparar para o acirramento das lutas de classes.

Ao final da reunião, ficou acertado que precisamos aprofundar as nossas relações e ações.



--
Partido Comunista Brasileiro
Comite Estadual - SP
(11)3106-8461

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog