segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Léon Trotsky

Em 23 de janeiro de 1937 - dezessete dirigentes comunistas confessam em Moscou, que conspiravam com Leon Trotsky, para derrubar o regime de Joseph Stalin.

escritor Graciliano Ramos


Em 23 de janeiro de 1946 - O escritor Graciliano Ramos, preso por ser comunista, começou na prisão a escrever "Memória do Carceres".

Em 23 de janeiro de 1958 - O jurista brasileiro,  Afonso Arino de Melo Franco é eleito membro da Academia Brasileira de Letras.

Em 23 de janeiro de 1963 - Inicia-se na colônia portuguesa da Guiné Bissau, a luta armada de libertação nacional dirigida pelo Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).


Paul Le Roy Bustill Robeson

Em 23 de janeiro de 1976 - Faleceu na Filadelfia, Paul Le Roy Bustill Robeson, renomado ator, cantor, atleta, escritor, ativista pelos direitos civis dos negros nos estados Unidos,  socialista. Persieguido pelo marcatismo, FBI, e MT5. O primeiro negro a interpretar Otelo de William Shakespeare na Brodway.

Em 23 de janeiro de 1981 - A escritora Marguerite Youcenar tornou-se a primeira mulher a ser admitida na Academia Francesa, fundada em 1639.


Salvador Dali - pintor surrealista


obra de Salvador Dali 1

obra de Salvador Dali 2

Em 23 de janeiro de 1989 - Faleceu o pintor surrealista espanhol Salvador Dali Marques de Pubol, aos 84 anos de idade.

Em 23 de janeiro de 1998 - A filha de Fidel Castro, Alina Fernandez Revuelta, pede asilo político na Espanha.


Em 23 de janeiro de 2010 - Faleceu, Luis Tenório Lima , lider sindical comunista do setor de Laticínio e das organizações dos pactos sindicais, que desembocaram na CGT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog