domingo, 29 de janeiro de 2012

Presidente Zuma considera África uma estrela brilhante graças ao seu crescimento




Etiópia
Presidente Zuma considera África uma estrela brilhante graças ao seu nível de crescimento







Addis Abeba (Do enviado especial) ? O presidente sul-africano Jacob Zuma considerou sexta-feira, em Addis Abeba, África como uma estrela brilhante, graças aos níveis de crescimento que tem registado nos últimos anos, numa altura que a Europa parece envelhecida.







Zuma que foi o convidado de honra do jantar oficial, organizado por Angola, na qualidade de presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), disse que veio da Conferência Económica de Davos (Suíça), onde participou num painel, presidido pelo antigo Primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.







Segundo o líder da África do Sul, Gordon Brown mostrou-lhe uma edição da revista ?Time? publicada há dez anos que dizia que a África era continente perdido.





Mas, Brown mostrou também um outro artigo publicado, há dias pelo mesmo semanário, dizendo que o continente africano ?é uma estrela brilhante que irradia uma luz e um crescimento para o mundo contra uma Europa em crise e envelhecida?.







Zuma, que esbanjou carisma naquele seu gesto peculiar, distribuindo abraços aos presentes, disse que a maior preocupação do continente, neste momento, é a estabilização da situação na Líbia, com vista a consolidar a democracia naquele pais do Magreb.







Acrescentou que para conseguir esse objectivo a União Africana deverá trabalhar com a Liga Árabe, para essa empreitada, mas mantendo o continente a liderança na busca de soluções para a pacificação da Líbia.





Noutra passagem do seu discurso, o chefe de Estado sul-africano sustentou que outra prioridade dos africanos eh a consolidação e a restruturação da União Africana que deve começar já, se assim não for, a África vai perder a oportunidade de decidir por si mesma, e definir o rumo para o seu futuro.





Entretanto, a candidata da SADC à Comissão da UA, Nkozasana Zuma agradeceu o apoios que recebeu dos Estados membros para brigar para um mandato à frente da comissão da UA, cargo no qual concorre com o presidente cessante da instituição, o gabonês Jean Ping.







Dlamini Zuma manifestou-se também satisfeita pelo facto dos Estados membros da SADC, liderada por Angola, além do apoio à sua candidatura, lembraram homenageá-la por completar o seu aniversário, apesar de passar fora de casa, mas que se sente honrada por estar entre amigos.







Numa outra intervenção carregada de optimismo quando o desfecho vitorioso da campanha da SADC a CUA, foi feita pelo ministro tanzaniano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Bernard Membe, que além de elogiar Zuma pelas qualidades que tem para liderar a UA para novos horizontes, considerando-a de companheira de longa data na luta pelos interesses dos africanos.



Membe disse que a actual ministra sul-africana do Interior é a pessoa ?talhada? para mudar os rumos da CUA, pela coragem que já demonstrou ao serviço de África, a sua audácia e determinação.







?Zuma nunca teve medo de nada e de ninguém, excepto de Deus?, enfatizou o chefe da diplomacia da Tanzânia.







Por seu turno, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chicoti, ao abrir a cerimonia enalteceu também as qualidades de Nkozasana Zuma, acrescentado que já serviu o seu país em muitos cargos ministeriais, agora conta com a confiança de todos os Estados da SADC para ocupar a presidência da CUA.







Acrescentou que a confiança eh depositada na actual ministra sul-africana do Interior para o cargo, porque a União Africana dos últimos quatro anos não tomou decisões fiáveis para os interesses de África.







Por isso, ?nós apresentamos um candidato que é da África do Sul, da SADC e da região, senhora Zuma?, sublinhou que é capaz de imprimir nova dinâmica, apresentar novas ideais e visão para o funcionamento da União Africana.







Angola deu sexta-feira a noite em Addis Abeba, um jantar oficial aos parceiros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e outros convidados, acto que coincidiu com a celebração do 63º aniversário da candidata da região à presidência da Comissão da União Africana, Nkozasana Dlamini Zuma.


















© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog