sábado, 21 de janeiro de 2012

Stalingrado, "O General inverno", Derrotou Hitler


STALINGRADO, “O GENERAL INVERNO”, DERROTOU HITLER »


RUBENS VILLAR – promotor público aposentado, ex-governador do Estado de RoraimaCaminhando pelas ruas de Stalingrado, me deparei com uma construção ao estilo ocidental. Uma grande agência da Wolkswagen repleta de carros modernos. Parei, sentei num banco da praça, pensei: na Segunda Guerra Mundial, russos e alemães se enfrentaram ferozmente nestas ruas. Os alemães foram escorraçados. Agora, eles voltaram! É a praticidade do homem e a agressividade do capitalismo.




Visitando o Museu da Guerra patriótica, como eles a proclamam, e pelo que tenho lido sobre a Segunda Guerra, as três principais causas da derrota alemã foram o desempenho do famoso tanque russo T-34, a extemporânea ajuda de Hitler a Mussolini na Grécia e, principalmente, o “General Inverno”.

Os chanceleres Ribbentrop, da Alemanha, e Molotov, da Rússia, celebraram um pacto de não agressão entre os dois países. Como Stalin não confiava em Hitler, construiu, secretamente, o maior tanque da Segunda Guerra: o T-34. Os tanques de combate alemães foram completamente superados pelo poder de fogo e mobilidade do gigante russo.

Em relação à estratégia da guerra, havia muitas divergências entre Hitler e os generais Guderien, Bock e Helder, que queriam ir direto à capital russa. Hitler ordenou tomar Leningrado e Stalingrado, depois fechar o cerco sobre Moscou. Com essas divergências, perderam precioso tempo.

O ditador italiano Benito Mussolini também atrapalhou muito os planos de Hitler, pedindo ajuda para dominar a Grécia e causando um atraso de dois meses ao exército alemão na invasão à Rússia.

Com isso, logo os exércitos de Hitler enfrentaram um rigoroso inverno de 40 graus abaixo de zero. O general Kleist lamentou: “A principal causa da nossa derrota foi o inverno ter chegado mais cedo, com grande intensidade.” O general Rundsted afirmou que os alemães depararam-se com “o solo lamacento, uma visão extraordinária de uma coluna de tanques de mais de 150 km de extensão, paralisada”.

O inverno russo é famoso. Napoleão Bonaparte já havia abandonado aquele país por causa do mau tempo.

Os soldados alemães enfrentaram bravamente o rigoroso inverno, repleto de geadas fortes, ventos cortantes, tempestades de neve. Mas nunca puseram as mãos no rico petróleo russo ou dominaram completamente a orgulhosa Stalingrado!

Dos 500 mil soldados que tentaram retornar à Alemanha, somente 150 mil chegaram. O restante morreu no caminho, de frio e fome. “O General Inverno” derrotou Hitler.





Leia mais na versão impressaRua Saldanha da Gama, s/nº - Farol, CEP:57.051-090
©1995 - 2012 - Todos os direitos reservados
PRIMEIRA PÁGINA ■ ASSINATURAS ■ DEPARTAMENTO COMERCIAL ■ SUGIRA A PAUTA Enviar e-mailXSeu nome Seu e-mail E-mail do seu amigo Mensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog