domingo, 22 de janeiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

 Antonio Gramsci, pensador marxista italiano.


Em 22 de janeiro de 1891 - Nasceu Antonio Gramsci, pensador marxista, fundador do Partido Comunista Italiano, preso durante 11 anos, e sua esposa foi internada num manicômio. Grande parte do que escreveu foi enquanto esteve preso.Todo o estudo da Filosofia de Praxis, é fundamentado nas suas teorias.

Leonel de Moura Brizola

Em 22 de janeiro de 1922 - Nasceu o engenheiro Leonel de Moura Brizola, político lançado por Getúlio Vargas, foi prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul, Governador do Rio de Janeiro, Deputado Estadual e Deputado Federal. Fundou o PDT - Partido Democrático Trabalhista e disputou por duas vezes, a Presidência da República.

Em 22 de janeiro de 1970 - Tombamento do Museu Casa de Portinari.


Em 22 de janeiro de 1972 - O militante Helcio Pereira Fortes, da Ação Libertadora Nacional ALN, estudante de metalurgia em Minas Gerais, foi preso torturado no Rio de Janeiro e depois transferido pra São Paulo, onde acabou sendo assassinado em 28 de janeiro de 1972. Os orgãos de repressão divulgaram notas de que morreu em tiroteio.


Cantora Maysa

Em 22 de janeiro de 1977 - Faleceu no Rio de Janeiro  a cantora brasileira Maysa, como era conhecida a sra. Maysa Figueira Monjardim ou Maysa Matarazzo.

cantora Luciana Mello


Em 22 de janeiro de 1979 - Nasceu Luciana Mello, cantora brasileira, filha do cantor Jair Rodrigues e irmã do músico Jair de Oliveira.

Em 22 de janeiro de 2003 - Faleceu Euzébia Silva Nascimento, a dona Zica, sambista da Estação Primeira da Mangueira e última esposa do compositor Cartola.


Anibalzinho
Em 22 de janeiro de 2005 - A Interpol entregou o cérebro, Anibal dos Santos Jr, que organizou o assassinato do jornalista Carlos Cardoso em Moçambique.


Em 22 de janeiro de 2006 - O índigena  Evo Morales assume a presidência da Bolívia.

Em 22 de janeiro de 2006 - Sr. Cavaco Silva, foi eleito presidência da República de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog