sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 20 de janeiro de 1567 - Os portugueses  chefiados por estácio de Sá, conseguem vencer os franceses, assassinam os indios Termininos, ou Confederação dos Tamoios e prendem o primeiro pastor protestante no Brasil, João de Bolés. Tivemos aí a  hectombe da Fé, e o armistício do Ipereó.

Euclides da Cunha

Em 20 de janeiro de 1866 - Nasceu Euclides Rodrigues da Cunha, jornalista, escritor, autor do livro "Os Sertões", que narra a saga de Canudos e de Antonio Conselheiro.

Hino Nacional Brasileiro

Francisco Manuel Silva


Em 20 de janeiro de 1890 - O Hino Nacional Brasileiro composto por Francisco Manuel Silva, foi oficializado.

Em 20 de janeiro de 1925 - O PCB lança o jornal "A classe Operária".


Em 20 de janeiro de 1950 - Nasceu Mahamane Ousmane, o primeiro presidente eleito do Niger de 1993 a 1996, formado em economia na França e no Canadá, foi fundador do Partido Convenção Social Democrata, por qual participou das eleições.


Em 20 de janeiro de 1961 - John Kennedy, assumiu a Presidência dos Estados Unidos da América, e convida o mundo para a Paz.


Rubens Paiva

Em 20 de janeiro de 1971 - Foi preso em casa o ex-deputado Rubens Paiva, sendo assassinado sob tortura posteriormente.

Em 20 de janeiro de 1972 - A Equipe B do DOI - CODI, de São Paulo, assassina o estudante Alex de Paula Xavier Pereira, secundarista no Rio de Janeiro, que fez curso na Universidade Patrice Lumumba em Moscou. era Membro da ALN - Ação  Nacional Libertadora, e junto com ele foi assassinado também o estudante Gélson Reider, estudante da faculdade de medicina da USP, professor de cursinho preparatório de vestibulares e Membro da ALN - Ação Libertadora Nacional.


Amilcar Cabral

Em 20 de janeiro de 1973 - Foi assassinado Almicar Cabral, poeta, revolucionário, presidente de Guiné Bissau. Lutou pela liberdade de Guiné Bissau e Cabo Verde.

Em 20 de janeiro de 1983 - Faleceu Mané Garrincha, como era conhecido Manuel Francisco dos Santos, bicampeão de futebol mundial. Um dos maiores talentos que o mundo do futebol ja teve.

Celso Daniel - prefeito de Santo André, assassinado


Em 20 de janeiro de 2002 - Foi assassinado o ex-prefeito Celso Daniel _PT, dida com a cidade de Santo André-SP, foi encontrado já sem vida, com 11 tiros.


Um comentário:

  1. comentário de trabalho de historia.
    aluna: tamara costa guimarae
    turma 805
    turno:tarde
    eu não entendi quase nada,mas sei que john kennedy asumiu a ´presidencia para trazer a paz no mundo.

    ResponderExcluir

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog