quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

São Paulo - no princípio em 1554
São Paulo hoje em 2012

Em 25 de janeiro de 1554 - Fundação da cidade de São Paulo, foi a partir de um Colégio, fundado pelos jesuítas,  padre Manuel da Nobrega e padre José de Anchieta. E que teve como primeiro diretor (gestor) Manuel de Paiva.


Luanda em 1576


Luanda em 2012

Em 25 de janeiro de 1576 - Fundação da cidade de Luanda-Angola, por  Paulo Dias Novais.


Em 25 de janeiro de 1835 - Um grupo de escravos de origem africana, conhecidos como haussás, ocuparam as ruas de Salvador-Bahia e durante mais de três horas enfrentaram, soldados e civis armados. Essa foi conhecida a Revolta Malês. Esse foi considerado o maior levante de escravos urbanos da história da América Latina. Uma rebelião que surgiu num clima político e social tumultuado no Brasil (regência). Estes escravos tinham uma formação islâmicas e desejavam ter a liberdade de todos os negros além do poder político. Estratégicamente usaram essa data por ser o Dia de Nossa Senhora da Guia, quando todos estavam ocupados com aspectos religiosos. Não tiveram o seu intento consumado, pois foram delatados por uma negra católica de nome Sabina da Cruz, que informou as autoridades baianas. Entre as penalidades impostas aos revoltosos, constam açoites, degredos, prisões e pena de morte. Outros negros passaram a ter a residências vigiadas e perseguidos, pelas autoridades brasileiras.


Em 25 de janeiro de 1899 - Faleceu Alfredo d"Esragnolle Taunay, escritor, político, historiador e sociólogo brasileiro.


Rodolfo Ghioldi


Em 25 de janeiro de 1936 - Foi preso em São Paulo pelo DOPS, Rodolfo Ghioldi, ativista e militante do Partido Comunista Argentino, representante Sul Americano da Internacional Comunista (Cominten) que atuou no Levante de 1935, no Brasil, com Luis Carlos Prestes.


Lenny Andrade


Em 25 de janeiro de 1943 - Nasceu Lenny Andrade, a cantora brasileira, interprete da bossa nova e jazz.

Carlos Lamarca


Em 25 de janeiro de 1969 - Carlos Lamarca, capitão do exército brasileiro, foge do quartel, Regimento de Infantaria, levando consigo dez metralhadora INA ponto 45 e sessenta e três fuizis automático leve (FAL), passando a fazer parte da luta armada contra a ditadura militar no Brasil.

Bianca Castanho Pereira

Em 25 de janeiro de 1979 - Nasceu Bianca Castanho Pereira, atriz brasileira, natural de Santa Maria-RS.

Clara Morgane


Em 25 de janeiro de 1981 - Nasceu a atriz francesa natural de Marselha, Clara Morgane.

Surgimento do PPS

Em 25 de janeiro de 1992 - Num Congresso espúrio, criava-se o PPS - Partido Popular Socialista, mas em 16 Estados mantém-se a Sigla do PCB - Partido Comunista Brasileiro, tendo iniciado a partir daí uma reconstrução política. Todos os bens do PCB, foram para o PPS e assim como todos os filiados, um assalto na história política do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog