sábado, 21 de janeiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 21 de janeiro de 1790 - A Assembléia Nacional Constituinte, de 1790 da França, durante a revolução burguesa, proclama o princípio da Igualdade dos cidadãos perante a Lei.

Em 21 de janeiro de 1921 - Nasceu o Partido Comunista Italiano


Vladimir Ilicth Ulyanov - Lênin , o revolucinário russo


Em 21 de janeiro de 1924 - Faleceu o revolucionario bolchevista Lênin, como era conhecido Vladimir Ilitch Ulyanov.

Em 21 de janeiro de 1946 - Surgiu a Revista Novos Rumos - Revista Oficial do PCB, após a democratização, tratando de política e cultura.


Família do deputado Rubens Paiva - torturado e assassinado pela ditadura

Em 21 de janeiro de 1971 - Dona Eunie e sua filha Eliana (esposa e filha) do deputado, foram sequestradas pelas forças de repressão governamental, é conduzidas num Volkswagem ao CODI, situado no Quartel da PE, Rua Barão de Mesquita - Rio de Janeiro. Os sequestradores colocaram capaz em cada uma delas. A jovem Eliana com apenas 15 anos, passou a noite numa cela e foi liertada noutro dia, dona Eunice ficou 12 dias detidas. O Ministro da Justiça Dr. Buzaite, enviou a soltura de ambas , mas isto não ocorreu. O deputado como já sabe foi torturado e assassinado.


Em 21 de janeiro de 1972 - A estudante e militante da Ação Libertadora Nacional - ALN, Gastone Lucia Carvalho Beltrão, foi presa na Avenida Luis de Vasconcelos em São Paulo, e acabou sendo assassinada pelo Esquadrão da Morte", chefiado pelo delegado marginal sergio Paranhos Fleury.


Carla Salgueiro - atriz e cantora portuguesa
Em 21 de janeiro de 1975 - Nasceu a atriz e cantora portuguesa Carla Salgueiro

Em 21 de janeiro de 1984 - Nasceu a atriz mexicana Sativa Rose


Marcela Barrozo

Em 21 de janeiro de 1992 - nasceu a atriz brasileira Marcela Barrozo, natural de Niteroi. Envolvida com teatro, televisão e o processo educacional.


Em 21 de janeiro de 2000 - Em Quito capital do Equador, aconteceu uma intensa movimentação popular dos grupos indígenas. Com reivindicações específicas e culturais indígenas.


Em 21 de janeiro de 2007 - Foi instituído no Brasil, conforme a Lei 11635, o Dian Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, data anualmente celebrada. Vale salientar que a liberdade de culto já tinha sido conseguida como Lei, do Deputado Jorge Amado-PCB em 1946.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog