sábado, 21 de abril de 2012

51.Aniversário da Vitória de Praia Giron



Embaixada de Cuba em Angola celebra 51º aniversário de Praia Girón



Angop



Ministro conselheiro da embaixada de Cuba.Juan Socorro



Luanda - A comunidade cubana em Angola e amigos de Cuba celebraram ontem (sexta-feira) o 51º aniversário da vitória de Praia Girón e da proclamação do carácter socialista da Revolução Cubana.









O acto que decorreu sob inciativa da embaixada de Cuba em Angola serviu para chamar mais uma vez a atenção sobre a situação dos cinco cubanos detidos nos Estados Unidos da América há cerca de 12 anos.









Ao intervir no acto o ministro conselheiro da embaixada de Cuba.Juan Socorro, afirmou que há 51 anos Cuba sofreu uma agressão por parte de forças mercenárias norte americanas tendo causado várias mortes de cidadãos civis cubanos.









Após 72 horas de fortes combates as tropas cubanas sob orientação de Fidel Castro, na altura comandante em chefe das forças armadas derrotavam as forças invasoras consolidando os princípios da revolução socialista.











" A vitória de Praia Giron para o povo cubano tem um grande significado primeiro porque frente a um exército de mercenários bem treinados, armados e bem dirigidos o povo cubanos, milicianos e trabalhadores souberam lutar nas areias de Praia Giron e pode derrotar aos enviados do governo norte-americano", afirmou o ministro conselheiro da embaixada de Cuba em Angola.









De acordo com Juan Socorro, este significado para os cubanos é muito profundo, uma vez que ficou marcada na história de Cuba como a primeira revolução socialista na América latina.









Por seu turno o presidente do comité angolano para a libertação dos cinco cubanos presos nos Estados Unidos, Tomás Ana Etona, afirmou que a vitória de Praia Giron também é dos angolanos, pois com a mesma foi possível que os internacionalistas dessa ilha caribenha para que pudessem prestar a sua ajuda a Angola.









"Temos levado experiências e ensinamentos por parte de Cuba desde a luta de libertação nacional, onde grandes combatentes cubanos tiveram em Cabinda, na primeira região constituindo um grande contributo para a conquista da independência de Angola", referiu.









Segundo Tomas Ana Etona, a vitória de Praia Giron não foi só de Cuba, porque sem a mesma não teria sido possível prestarem ajuda ao povo angolano na conquista da independência nacional.









Assistiram ao acto para além de membros da comunidade cubana residente em Angola, o presidente da Liga Africana de Amizade e Solidariedade com os Povos (LAASP), Coelho da Cruz, membros da associação de amizade Angola Cuba e pessoal diplomático.





















© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog