sábado, 21 de abril de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 21 de abril de 1792 - Faleceu Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes, foi enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro, por ter envolvido com a Inconfidência Mineira, contra a cobrança da Derrama, por parte de Portugal, sobre os brasileiros, que trabalhavam procurando pedras preciosas, na Minas Gerais. É chamado de "O Martir da Independência, o Herói da Liberdade".

Max Weber

Em 21 de abril de 1864 - Nasceu o escritor e cientista social Max Weber, um dos mais importantes pensadores do mundo. Teoria do Ser Social.

Hilda Hilst

Em 21 de abril de 1930 - Nasceu a poetisa Hilda Hilst, uma das mais brilhantes escritora brasileira.

Em 21 de abril de 1935 - A Lei de Segurança Nacional de Getúlio Vargas foi usada pela primeira vez na apreensão do jornal "A Pátria", pro Aliança Nacional Libertado .

Em 21 de abril de 1946 - Faleceu o economista britânico John Maynard Keynes


Em 21 de abril de 1948 - No Rio de Janeiro é criado o Centro de Estudos e defesa do Petróleo é o inicio da campanha vitoriosa e popula "O Petróleo é Nosso".

Em 21 de abril de 1960 - Inauguração da capital do Brasil, Brasilia, no Planalto Central, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer.

Em 21 de abril de 1965 - Foi lançada a Revista Civilização Brasileira sob a direção de Ênio da Silveira.

Em 21 de abril de 1971 - Faleceu François Duvalier, o ditador haitiano, popularmente chamado de Papa Doc, patrocinado pelos Estados Unidos da América.

Tancredo Neves

Em 21 de abril de 1985 - Faleceu o presidente eleito em 1985 no Brasil Tancredo Neves, subiu a rampa do Planalto, num caixão. Em seu lugar assumiu o seu vice o poeta e advogado Dr. José Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog