quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sejudh apoia Pré- Semana dos Povos Indígenas



Sejudh apoia programação da Pré-Semana dos Povos Indígenas

.Da Redação

Agência Pará de Notícias


A partir desta segunda-feira (16), Belém é a sede da “Pré-Semana dos Povos Indígenas”. A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção dos Direitos dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais (Ceppita), apoia a I Jornada dos Povos Indígenas - que será realizada até a próxima sexta-feira (20), nas dependências da Faculdade Estácio do Pará FAP, situada na rua Municipalidade, 839, bairro do Umarizal.







Palestras, oficinas, apresentação de documentários e mesas de debates são alguns dos atrativos oferecidos pela instituição de ensino superior e pelo órgão público, que promovem uma programação extensa, voltada para a promoção de povos indígenas do estado. Além de homenagear os indígenas universitários, o evento pretende promover uma mesa redonda sobre terras indígenas. Temas como “Aspectos da etnicidade e das culturas indígenas”, “Cinema Indígena como ferramenta de preservação cultural”, “Mitologia Parakanã”, “A Selva Digital e os Índios Online” e “Novas formas de Desenvolvimento para Sociedades Indígenas e Tradicionais”, também serão explanados durante a Semana.







“O fato é que a população da Amazônia conhece muito pouco dos povos e populações tradicionais. Então, essa aproximação dos acadêmicos com a cultura indígena é muito importante, pois só amamos o que conhecemos. Aliás, a questão indígena é apaixonante“, explica a organizadora do evento e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Viviane Barreto.







Semana Estadual dos Povos Indígenas







A V Semana dos Povos Indígenas do Pará será realizada de 21 a 25 deste mês, com a programação concentrada no Parque dos Igarapés. Organizada pelo Comitê Intersetorial de Política Indigenista do Pará, que por sua vez é coordenado pela Sejudh, a quinta edição da Semana pretende fortalecer o diálogo intercultural e divulgar os direitos e as políticas públicas existentes voltadas para a esses povos.







Denominado “Estado, Políticas Públicas e Cidadania Indígena no Pará”, o evento promove ainda a valorização dos saberes tradicionais com a recepção de cerca de 80 lideranças indígenas, membros do Fórum dos Povos Indígenas do Pará, dentre outros. A Semana é considerada uma forma eficaz de diálogo entre as ações do Governo do Estado com os movimentos indígenas do Pará. O evento estadual promove debates que resultam no direcionamento de ações para atender demandas específicas dos povos indígenas.







Dados do Fórum dos Povos Indígenas do Pará e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) apontam que cerca de 50 mil paraenses são indígenas, e que estes ocupam aproximadamente 25% do território do estado. Tal estatística coloca o Pará entre os cinco estados brasileiros com maior população indígena do país.







Distribuídos em 52 municípios, os 57 povos existentes contribuem para fortalecer a diversidade sociocultural do estado. Para o representante regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Juscelino Bessa, os debates que serão promovidos durante o evento são de fundamental importância para a população indígena do estado. Essa ideia também é compartilhada pela representante da Ceppita, Silvina Macedo. “O evento tradicionalmente tem foco nas demandas tidas como prioritárias pelos indígenas e, neste ano, busca consolidar a proposta de minuta de projeto de Lei Indigenista do Pará. Nesse documento, é pontuado o respeito, a autonomia dos indígenas e a valorização dos saberes tradicionais”, explica.







Texto:

Ellyson Ramos - Sejudh

Fone: (91) 4009-2708 / (91) 8141-7110

Email: ellysonramos@gmail.com



Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos

Rua 28 de setembro nº 339 - Comércio. Belém-PA - CEP: 66010-100

Fone: (91) 4009-2722 / 2723 / 2744 / 2700

Site: www.sejudh.pa.gov.br Email: gabinete@sejudh.pa.gov.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog