segunda-feira, 30 de abril de 2012

Choques entre manifestantes salfistas e moradores de Abassiya



 Manifestantes usaram como armas coquetéis molotov e tijolos.

Choques ocorreram entre manifestantes salafistas e moradores de Abassiya.



Pelo menos 91 pessoas ficaram feridas na madrugada deste domingo (29), no Cairo, capital do Egito, em choques entre manifestantes salafistas e moradores do bairro cairota de Abassiya, onde acontecia um protesto na frente do Ministério da Defesa, informou o subsecretário de Saúde, Hisham Shiha.



Shiha detalhou que os ferimentos foram causados por balas de borracha e pelo impacto de pedras. Dos 91 feridos, 14 continuam internados, enquanto 77 receberam alta após serem atendidos em hospitais da região.



O site do jornal estatal 'Al-Ahram' afirmou que entre os manifestantes havia muitos partidários do xeique salafista Hazem Abu Ismail para protestar contra a decisão da Comissão Eleitoral de excluir sua candidatura das eleições presidenciais de maio pela suposta nacionalidade americana de sua mãe.



O jornal detalhou que o grupo de moradores atacou com coquetéis molotov e tijolos os salafistas, que eram dezenas, e acrescentou, citando testemunhas, que também foram escutados disparos nas imediações do ministério, cenário habitual de protestos em apoio à Junta Militar.





Confrontos com coquetéis molotov e tijolos deixaram 91 feridos no Cairo (Foto: Ahmed Ali/AP)



Por sua parte, o jornal independente 'Al Masry Al-Youm' disse em seu site que os manifestantes responderam aos agressores e lançaram pedras.



O periódico apontou que os seguidores de Abu Ismail formaram uma barreira humana para deter os choques enquanto cantavam 'Deus é Grande' e 'Abaixo o mandato dos militares'.



Os manifestantes haviam se reunido ontem na frente do Ministério, enquanto a Junta Militar se reunia com os líderes das principais forças políticas para buscar um consenso para formar uma nova Assembleia Constituinte.



No final, foi alcançado um acordo de seis pontos para criar uma nova assembleia, depois que a anterior foi invalidada no último dia 10 pela justiça após o boicote dos liberais.



G1.com


portal az - Informação de Verdade O portal azConheça o portal de A a ZAnuncieContatoTodos os direitos reservados © 2000 - 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog